Com o objetivo de ampliar a coleta seletiva do lixo na zona urbana, a Prefeitura de Rolim de Moura, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente-Semam fez a entrega dos kit's aos carroceiros que aderiram ao Programa Cidade Limpa e que visa à coleta seletiva do lixo e uma nova alternativa de rendimentos para estes profissionais, além de contribuir decisivamente para o embelezamento da cidade.
O kit contém os seguintes equipamentos: camiseta, calça, botina, boné e crachás. Os kits foram adquiridos pela prefeitura e foram repassados exclusivamente aos carroceiros devidamente cadastrados e aptos para atuarem no Programa Cidade Limpa, que está sendo implementado no município.
Na ocasião do ato solene de entrega do material, que contou com a presença de vários secretários municipal e de empresários local, o titular da Semam, Eduardo Umehara e o empresário paranaense Augustinho Krefta, assinaram um Termo de Cooperação formalizado entre o Município e a empresa Recicláveis e Transporte Amazônia LTDA, em plena atividade no bairro Boa Esperança na cidade de Rolim de Moura. De acordo com uma das cláusulas do termo, fica estabelecido que, a partir de então, a referida empresa adotará uma política diferenciada de preço, ou seja, os valores pagos pelos materiais recicláveis coletados pelos carroceiros credenciados, serão superiores aos dos catadores que não estão regularizados.
Para o biólogo e coordenador do Programa Cidade Limpa, Cláudio Brandão, a iniciativa só alcançará os resultados desejados, se houver empenho dos empresários, no sentido de juntar e separar os materiais em local de fácil acesso e comunicar aos carroceiros. Para isso, a Semam estará disponibilizando uma lista com o nome e número de telefones de todas as pessoas cadastradas, para atuarem na coleta do lixo domiciliar, tanto nas empresas, como nas residências dos moradores.
Ao comentar sobre a abrangência do Programa e sua importância para a geração de emprego e renda, principalmente das famílias de baixo poder aquisitivo, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente - Eduardo Umehara salientou na ocasião que, a participação da classe empresarial é fundamental, e por isso, se houver necessidade, a Prefeitura, através da Semam disponibilizará técnicos para treinar os funcionários das empresas interessadas em participar voluntariamente da iniciativa. Ainda conforme Umehara, além disso, essas empresas serão contempladas com um Selo de Identificação que será entregue pela Coordenação do Programa.