Por volta das 12h desta segunda-feira, os cerca de 70 manifestantes que fazem parte de comunidades agrícolas da região da Estrada dos Japoneses, resolveram liberar a via, bloqueada desde às 5h da manhã. Os manifestantes tinham fechado a estrada com pneus e paus e ainda ateram fogo, próximo a uma ponte, no km.
Conforme anunciado à reportagem do Rondoniaovivo.com, a secretária municipal de Agricultura (Semagric), Josélia Maria Saraiva Moura esteve no local para conversar com os manifestantes e tentar chegar a um acordo para liberar a estrada.
A secretária anunciou que a partir desta tarde, um caminhão pipa iria diariamente molhar a estrada para minimizar a poeira até que a estrada estivesse novamente encascalhada e patrolada .
Josélia falou que vai tentar fazer um acordo com os donos de cascalheira para que os caçambeiros, ao longo da semana, derramem cascalho na estrada para que, até a sexta-feira a Secretaria encaminhe uma máquina para compactar o cascalho.
Quanto ao asfalto, a secretária reforçou que cabia aos manifestantes procurar a Secretaria Municipal de Obras (Semob) para tentar viabilizar o projeto e agilizar o asfalto para aquela comunidade. Josélia deixou claro que não queria assumir nenhum compromisso quanto a esta reivindicação.
Os manifestantes reclamam também da falta de sinalização e iluminação, porém a secretaria reforçou que não cabia a sua secretaria resolver estes problemas.
Os membros da comunidade, em comum acordo resolveram esperar até a sexta-feira(12) para ver se a Semagric irá cumprir com o prometido. Caso contrário, na madrugada da próxima segunda-feira (15), retornam a bloquear a rodovia.
Tensão
Antes do fim do movimento, uma viatura do corpo de Bombeiros esteve no local para tentar apagar o fogo, mas a população não deixou. Os bombeiros se refugiaram dentro da viatura e chamaram o reforço da Polícia Militar. Duas viaturas foram acionadas, pois o clima ficou bastante tenso com a persistência dos manifestantes de não ceder e liberar a estrada.
Somente depois que a secretária chegou ao local, é que os manifestantes resolveram fazer uma roda de negociações e interromper a manifestação.