Sedam discute estratégias de prevenção às queimadas

Sedam discute estratégias de prevenção às queimadas

Sedam discute estratégias de prevenção às queimadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de orientar a comunidade sobre os riscos causados pelas queimadas no período de estiagem, tanto no meio rural, quanto na zona urbana, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), programou para este ano em conjunto com diversos órgãos, ações que foram divididas em dois grupos: Educação Ambiental e Fiscalização. O costume de fazer queimadas para limpeza de terreno é uma prática comum entre os agricultores. O uso indiscriminado do fogo, conforme explicou o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, tem causado sérios problemas ao meio ambiente: é prejudicial à saúde; provoca a destruição de florestas, morte de animais; dificulta o tráfego de aviões nos aeroportos, compromete a rede de transmissão de energia elétrica, polui o ar e devido a forte concentração de fumaça, atrapalha a visibilidade dos motoristas, ocasionando acidentes, dentre outros transtornos. A prevenção permanente é a melhor maneira de evitar os danos causados pelos incêndios florestais. A Sedam estará intensificando a fiscalização no período de maior incidência de ocorrência de queimadas correspondente aos meses de setembro a novembro, quando a vegetação fica ressecada devido à estiagem. Até o momento foram realizadas diversas operações de fiscalização, sendo priorizadas as áreas de Porto Velho (Projeto de Assentamento Joana D’arc, União Bandeirantes), Buritis, Nova Mamoré (Linha do entorno do Parque Estadual Guajará Mirim), Machadinho, Cujubim e região de Costa Marques, com a lavratura de cerca de 90 Autos de Infração e Notificação. Normalmente as queimadas em Rondônia se iniciam ao longo das estradas federais e estaduais nas faixas de domínio (corresponde a 25 metros de distância) de cada lado a contar do ponto central da rodovia. Um dos grandes causadores de focos de incêndios são os cigarros jogados às margens de rodovias, que se espalha rapidamente com a ajuda do vento. As condições climáticas dos últimos dois meses foram bastante favoráveis à proliferação de incêndios. O Estado está com mais de 60 dias que não recebe chuvas significativas. *VEJA TAMBÉM: * Decisão da Justiça não irá mudar cenário de queimadas em Rondônia, afirma secretário * Sedam intensifica operação de fiscalização nas cachoeiras
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS