O governador Ivo Cassol recebeu nesta sexta-feira (29), no gabinete da residência oficial, o presidente do Banco da Amazônia (BASA), Abidias José de Souza Júnior, juntamente com o superintendente regional do banco, Wilson Evaristo. Na reunião, o governador voltou a cobrar a abertura de mais agências do banco no estado de Rondônia, citando a necessidade de municípios como Ouro Preto D’Oeste, Jaru, Cerejeiras e Espigão D’ Oeste, entre outros, além de maior agilidade na liberação de créditos para os produtores rurais e pequenos empresários.
Em reposta as reivindicações do Chefe do Executivo, o presidente Abidias Jr. informou que será feita uma avaliação das necessidades de cada região, para uma possível implantação de novas agências para o próximo ano. Ele informou também os resultados satisfatórios em investimentos obtidos pelo Basa em 2007 e em 2008. Neste ano, segundo o presidente, os investimentos do banco em Rondônia já alcançaram a meta estabelecida de R$ 290 milhões de reais. “O nosso objetivo é extrapolar as metas já que temos muitos projetos em carteira”, salientou.
O presidente comunicou ainda o credenciamento do BASA para o financiamento das obras das usinas do Madeira. “Já acertamos com o consórcio que construirá a usina de Santo Antônio e estamos em fase de negociações com o consórcio que construirá a usina de Jirau”, explicou.
Cassol ressaltou a importância dos investimentos no estado de Rondônia para fomentar cada vez mais a cadeia produtiva, principalmente nesse momento em que o estado está experimentando um ótimo momento econômico, com a chegada das usinas. “Queremos que o BASA invista cada vez mais em Rondônia, especialmente na liberação de crédito para produtores e empresários”, concluiu.
Responsável por um percentual de mais de 50% de todo crédito de fomento da Amazônia Legal, o BASA financia projetos na área de educação, saúde, comercial, alimentação e rural.
Visita – No final da manhã, o governador Ivo Cassol recebeu a visita do empresário de Guajará-Mirim, Paulo Dumarconi e sua esposa Solange, para um almoço. O convite foi feito pelo governador e a primeira dama Ivone Cassol, em retribuição a hospitalidade com que o casal sempre acolhe o governador, quando em visita aquele município.