Foto legenda: O gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, Samuel Silva de Almeida*****
Mostrar as tendências e o cenário que se molda pelo governo federal para o desenvolvimento regional em Rondônia é uma das principais ferramentas de trabalho que o Comitê de Estudos e Pesquisas do Sebrae quer proporcionar aos empreendedores e membros da Rede de Gestão Compartilhada para Desenvolvimento de Rondônia. Fazem parte dessa Rede, técnicos do Sebrae, prefeituras, entidades organizadas, Sesi, Senai, Senac, Fiero, etc.
Participaram do ciclo de palestras, na manhã desta sexta-feira(24), Paulo Pitanga do Amparo, coordenador geral de planos e ações Regional, do Ministério da Integração Regional integrante do Ministério da Integração Regional e o gerente de mercado da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), Marcelo Gomes.
Para o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, o ciclo de palestras serve para oferecer
know-how aos membros da Rede de Gestão Compartilhada, que está sob a coordenação da Secretaria Estadual de Planejamento, e que tem o apoio do Banco da Amazônia.
“Com a vida de investimos de grande vulto para Rondônia como as obras das hidrelétricas, rodovias e tantos outros recursos destinados ao estado através do PAC, é necessário que haja otimização de recursos para garantir resultados positivos e que o estado tenha as perspectivas e projetos de ações no campo social e econômico”, afirmou Almeida.
Ainda de acordo com o gerente estratégico, através das informações trocadas no ciclo de palestras, os membros da Rede poderão utilizar essas idéias na hora de montar projetos que visam o melhor aproveitamento das ações”.
“Queremos mostrar para os empreendedores e pesquisadores locais, quais são as estratégias adotadas pelo Ministério para proporcionar o desenvolvimento de forma sustentável, onde são valorizadas as características de cada região”, ressaltou Paulo Pitanga do Amparo.
De acordo com o coordenador do Ministério, a Amazônia é considerada uma área especial, em função da importância da manutenção e preservação da fauna e flora. “O ministério da Integração trabalha junto com outros ministério, entre eles o do Meio Ambiente, desta forma o trabalho que será desenvolvido na Região é cercado de cuidados ambientais”, ressaltou.
Acompanhando essa questão do meio ambiente, o gerente de mercado da Eletronorte, falou sobre o cenário de desenvolvimento nacional e internacional da Amazônia.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Ancar traz parceiro de Cuiabá para praça de alimentação do Porto Velho Shopping
*
Semana do Administrador da FIP terá cursos de extensão Sebrae