Casa da Gestante promove mais um curso
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais um curso da Casa da Gestante da prefeitura de Vilhena iniciou, nesta semana, para 60 futuras mamães. A abertura reuniu também os servidores da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social (Sembes) que prepararam uma confraternização para receber as gestantes participantes do curso que terá duração de 90 dias. As atividades do programa incluem a confecção de peças do enxoval do bebê, os ensinamentos sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido, as palestras que mostram a importância do pré-natal para a saúde da mamãe e do bebê. As gestantes possuem idade entre 14 a 30 anos.
A primeira dama, Patrícia Bertoncelo e a secretária da Sembes, Valdete Savaris prestigiaram as participantes ao enfatizarem o empenho da administração municipal que - com recurso próprio - mantém o programa social desde sua fundação em 2001 e já atendeu mais de 1.500 mulheres.
“O trabalho social é atuante em Vilhena graças ao prefeito Marlon Donadon que tem dado suporte aos projetos e condições para desenvolvê-los com dignidade à população”, ressaltou Valdete.
Cursos/Material gratuito – Segundo a coordenação da Casa da Gestante, todo material confeccionado pelas gestantes durante o curso é dado às mamães para auxiliar no enxoval do bebê. Elas são presenteadas com mais de 40 peças entre fraldas bordadas, bolsa, trabalhos em crochê, tricot, pintura em tecido, lembrancinhas, entre outras. Ao todo são dez cursos à disposição das gestantes e a Sembes anuncia uma novidade para esse segundo semestre: o curso de bijuterias e fabricação de bombons. O material utilizado para a realização dos trabalhos pelas gestantes é fornecido gratuitamente pela prefeitura.
Orientação - Na Casa da Gestante, as mamães também são orientadas por profissionais voluntários qualificados, como médicos ginecologistas- obstetras, pediatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e advogados para que tenham um período gestacional tranqüilo.
De acordo com o prefeito Marlon, o trabalho desenvolvido pelo Social de Vilhena ampara do bebê aos que já estão na melhor idade, através de programas sociais que são exemplos a outros municípios brasileiros. “Nossa intenção é superar as metas e os compromissos com a questão social para o bem-estar da população vilhenense”, reforçou o prefeito.
Assistência emergencial – A Casa da Gestante estende o atendimento em casos emergenciais às mamães que moram na zona rural, da área indígena e outras que chegam ao Hospital Municipal. A cada ano, a Casa aumenta sua capacidade de assistência às gestantes: só no ano de 2007 foram atendidas, aproximadamente, 330 gestantes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!