Associação vai denunciar Ceron ao MPF antes de fechar BR-319

Associação vai denunciar Ceron ao MPF antes de fechar BR-319

Associação vai denunciar Ceron ao MPF antes de fechar BR-319

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pelo menos 52 famílias de produtores rurais da BR-319 participaram no domingo (17), de uma reunião na residência do produtor rural José Pereira Dantas (km 40), em que elegeram, em assembléia, a primeira diretoria da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (Aprocom), ato que foi seguido de  manifestação na pista de rolamento da rodovia federal, visando sensibilizar e comunicar seus usuários e autoridades da possibilidade de seu fechamento para o tráfego veículos em três pontos distintos.

A diretoria da entidade foi composta por Salvador Sebastião Fagundes (presidente), Plínio Cella (vice-presidente), José Pereira Dantas (secretário-geral) e Raimundo Ferreira da Silva (Tesoureiro), todos eleitos por unanimidade. A nova diretoria prometeu esgotar todos as possibilidades de diálogo com a Coordenação do Luz para Todos, antes de decidir pelo trancamento da BR-319.

Ao agradecer aos produtores rurais presentes à assembléia, o presidente da Aprocom, Salvador Sebastião Fagundes (Gaúcho) disse que estava sensibilizado com o apoio de todos e prometeu dedicar à causa dos associados, e principalmente exigir em nome de todos, um compromisso real da diretoria da Ceron (Luz para Todos) em relação à execução do serviço de extensão da rede de energia elétrica para região.
Segundo disse, este é o compromisso número um da nova diretoria, que será seguido de atos e gestões para a consecução de uma série de outros benefícios de interesse da comunidade, entre eles a formalização de convênios com o Estado que possibilite a participação dos associados nos programas de governo para execução de serviços (hora/máquina) de destoca, construção de pequenos açudes, e também para aquisição de calcário e insumos, por exemplo. "Tudo isso é uma bandeira de luta nossa e vamos trabalhar muito para atingir esses objetivos", disse Gaúcho. 


MInistério Público Federal 

O presidente da Associação disse não entender os mecanismos de gestão do Luz para Todos, visto que esta é a segunda vez que este trecho da BR-319 é licitado e contratado pela Ceron – várias vezes os produtores rurais da rodovia foram notificados da realização dos serviços - e sem qualquer justificativa legal (sem projeto básico), esses serviços são trocados (desviados) para outras áreas, sempre sob a alegação de que foi decisão do comitê.

Por esse motivo, segundo Gaúcho, o secretário-geral da Aprocom, José Pereira Dantas, estará protocolando na Procuradoria do Ministério Público Federal (MPF), uma denúncia com pedido de abertura de procedimento para apurar possíveis atos irregulares nos procedimentos licitatórios do Luz para Todos em Rondônia, com pedido de providência, também, para esclarecimento do critério que define a prioridade dos serviços.

"Nós somos a comunidade mais antiga e mais populosa de toda a região, então é preciso que alguém esclareça porque nossas escolas e postos de saúde da Vila do 46 e Assuãnópolis (Vila Preguiça) continuam às escuras, enquanto o Programa avança ao Amazonas adentro, pelo Joana D'arc, para atender a um ou outro morador distante", disparou Gaúcho, ressaltando que todos merecem o benefício da energia, e que esse é um programa do Governo Federal e não de políticos, e por isso não deve servir de barganha.

Em Brasília, o senador Jefferson Praia (PDT/AM) ocupou a Tribuna do Senado para denunciar a situação, e disse que vai levar os fatos ao conhecimento da Presidência da Eletrobrás, com pedido de providência.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS