Educadores debatem diversidade étnico-racial

Educadores debatem diversidade étnico-racial

Educadores debatem diversidade étnico-racial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda-feira (06) iniciou o III Pólo do Seminário Estadual e Diversidade Étnico – Racial, para os professores que atuam nas disciplinas de Português, Literatura, História, Educação Artística, Coordenadores pedagógicos e Representantes de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc). O evento prossegue até a próxima quarta-feira (08), no Hotel Rondon Palace. Na solenidade de abertura esteve presente o secretário de Educação, o professor Edinaldo Lustoza, autoridades ligadas à política de Educação e diversidade racial, professora e mestra da universidade estadual do Mato Grosso do Sul, Maria de Lurdes Silva, coordenadora geral da diversidade e Inclusão Social do Ministério da Educação (MEC), Maria Auxiliadora Lopes e demais representantes e técnicos da Educação do Estado. O seminário foi dividido em três etapas, sendo esse o último pólo, com as participações dos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Cacoal, Corumbiara, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia, Novo Horizonte e Alta Floresta. No total de 360 profissionais participando do seminário, o evento conta com uma vasta programação de debates, palestras e mesa redonda. O tema debatido é sobre a importância da África para a compreensão das relações raciais na educação brasileira. De acordo com a coordenadora da Secretaria de Educação Continuada de Alfabetização e Diversidade (SECAD), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), pesquisadora Maria Auxiliadora Lopes, “o tema é muito relevante para serem divulgados as escolas”. Diz a pesquisadora. Também o coordenador de formação continuada e história e cultura afro brasileiro e africana de Ji-Paraná e secretário do movimento negro de Rondônia (GRUCON), Paulo Dutra destaca “que a reflexão e divulgação sobre o processo de inclusão no país, são de suma importância para o educador levar aos alunos a mensagem de conscientização nas relações raciais nas situações do cotidiano”. Afirma Dutra. O Governo de Rondônia através da Secretaria de educação (Seduc) prioriza a capacitação de professores, sendo que neste ano de 2007 até o mês de julho 3.000 educadores foram capacitados, através dos mais diversificados cursos, sempre com objetivo de enfatizar a qualidade na melhoria da educação em Rondônia, disse o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustosa, que fez abertura do seminário dando boa vindas aos profissionais da educação e agradecendo a participação dos professores. *VEJA TAMBÉM: * Festival Folclórico começa dia 10 em Guajará-Mirim * Sesdec investe em cães de guarda para aprimorar serviços policiais
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS