Conselhos profissionais se reúnem para discutir Projeto Lei do Ato Médico

Conselhos profissionais se reúnem para discutir Projeto Lei do Ato Médico

Conselhos profissionais se reúnem para discutir Projeto Lei do Ato Médico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Membros dos conselhos regionais de enfermagem e farmácia se reuniram na tarde desta segunda-feira (30) na sede do COREN-RO, com os Deputados Eduardo Valverde (PT/RO) e Edinho Bez (PMDB/SC) para discutir o Projeto de Lei do Ato Médico que traz em seu bojo conteúdo que procura restringir o exercício de 14 categorias profissionais na área de saúde. O Projeto de Lei de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que regulamenta o exercício da Medicina já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. A matéria agora segue para análise na Câmara dos Deputados. Uma das principais alterações do substitutivo com relação aos projetos originais é a supressão, no texto, do conceito de ato médico, com o objetivo, de não interferir com as demais profissões da área de Saúde. A nova proposta define o campo de atuação do médico e, dentro desse campo, quais atividades devem ser privativas aos médicos e, em relação às atividades, o substitutivo também é mais detalhado e extenso e, excetua diversas atividades que "podem ser praticadas por outros profissionais da saúde". Solicitado pelo COREN-RO, o Deputado Federal Edinho Bez, relator do projeto, disse que são imprescindíveis as audiências públicas e debates, porque o projeto é de interesse público. Para o relator, o sistema de saúde não pode ficar refém do desentendimento. Disse ainda, que já se passaram setenta anos de exercício da medicina sem a regulamentação da profissão. Segundo a Presidente do COREN, Enf.ª Silvia Néri, o texto em que dispõe sobre as atividades privativas do médico, é contraditório. Sílvia sugeriu que seja dada uma nova redação para alguns artigos do projeto, buscando um entendimento entre os conselhos de classe. A presidente disse ainda, que em momento algum, os profissionais da enfermagem contestaram a competência dos médicos e que todas as profissões devem buscar a sua regulamentação. No dia 18 de setembro acontecerá em Brasília uma audiência pública com todos os conselhos regionais e federais de saúde para discutir o projeto. Segundo o relator, Deputado Federal Edinho Bez (PMDB/SC), o relatório deve ser apresentado na Câmara Federal no dia 15 de dezembro do corrente ano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS