Curso reprovado duas vezes no Sinaes será excluído do prouni

Curso reprovado duas vezes no Sinaes será excluído do prouni

Curso reprovado duas vezes no Sinaes será excluído do prouni

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na última sexta-feira, a lei que determina a exclusão do Programa Universidade para Todos (ProUni) dos cursos que tiverem duas avaliações ruins no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As avaliações são feitas a cada três anos. A lei que criou o ProUni, em 2005, previa que os cursos seriam excluídos do programa a cada três avaliações ruins, o que significaria uma espera de seis anos até que um curso com notas baixas deixasse de fazer parte. A mudança na lei foi iniciativa do Congresso, mas foi aceita pelo governo. De acordo com a lei, se um curso chegar a ser excluído do programa, a instituição que o oferece deverá distribuir aquelas bolsas em outros cursos que possuir e não tiverem uma avaliação ruim. Ainda assim, um curso incluído nas áreas avaliadas na primeira prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2004, só voltará a ser avaliado este ano. Se tirar outra nota ruim nesse exame, só então poderá ser retirado do ProUni. Nesse meio tempo, pelo menos uma turma de bolsistas já se formou em um curso com uma avaliação ruim - e que não evolui em quatro anos. O Enade é realizado a cada três anos para cada grupo de cursos. As primeiras avaliações começaram em 2004 e apenas no ano passado o Ministério da Educação encerrou a avaliação de todos os cursos superiores do País. Este ano, recomeçam as avaliações do primeiro grupo, analisado em 2004. Na soma dos três anos, cerca de 2 mil cursos tiveram conceitos 1 e 2 no Enade, as notas consideradas ruins pelo MEC. Esse número, no entanto, inclui instituições estaduais e federais - apesar de serem minoria - e também cursos privados que não aderiram ao ProUni. *VEJA TAMBÉM: * Selecionados no ProUni devem confirmar dados até dia 03 * Estado se prepara para a volta às aulas na próxima terça-feira
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS