Parada GLBT Binacional leva três mil pessoas às ruas de Guajará Mirim - Confira álbum de fotos

Parada GLBT Binacional leva três mil pessoas às ruas de Guajará Mirim - Confira álbum de fotos

Parada GLBT Binacional leva três mil pessoas às ruas de Guajará Mirim - Confira álbum de fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aproximadamente 3 mil pessoas se aglomeraram na principal avenida de Guajará-Mirim durante a 1ª Parada Binacional do Orgulho GLBT Brasil-Bolívia, no final da tarde desse domingo, 8 de julho. Tendo como lema "Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia", a parada organizada pelo Grupo Gay de Rondônia (GGR) superou as expectativas, tanto dos organizadores, como das autoridades da cidade. E atingiu de tal forma o objetivo de promover a igualdade, que, à medida que o desfile avançava as famílias que assistiam das calçadas iam se misturando aos participantes. A Parada Binacional contou com a participação de diversos segmentos sociais. O mais se via eram famílias inteiras aderindo ao humor e à descontração que o evento proporcionava. E até entrando na pista para se somarem aos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Até mesmo os membros de uma igreja evangélica situada no trajeto da parada saíram à porta do templo para vê-la passar. Houve respeito e compreensão de ambos os lados e nenhum incidente de discriminação. De cima do carro de som, o presidente do GGR, Hélio Costa, agradecia a receptividade dos guajaraenses e os apoios dados pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de DST-AIDS do Ministério da Saúde, e pelo Escritório contra Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas. Ele destacava também as parcerias institucionais que havia tornado possível o evento, citando a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, a Secretaria de Saúde do Município de Guajará - SEMSAU, a Coordenação Municipal de DST/AIDS de Guajará-Mirim, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa-RO), a Coordenação Estadual de DST-AIDS, o Grupo Beija-Flor, de Vilhena, e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). No palco aramado ao lado da Prefeitura Municipal, onde foi encerrada a parada, Hélio Costa e o prefeito Dedé de Melo foram bastante aplaudidos. Dedé afirmou para as milhares de pessoas que se concentravam em frente ao palco que no próximo ano a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim vai apoiar de forma mais efetiva a realização da parada e agradeceu aos organizadores e aos participantes da parada por introduzirem a cidade no calendário nacional de eventos desse gênero, os quais já são hoje disputados pelas administrações municipais que sabem a dimensão de sua importância para o turismo. No palco houve apresentação artística de Diana Cox, encerrando-se a programação com um show de aproximadamente uma hora de duração da cantora Patrícia Cavalero e da banda Resistência Urbana. Hélio Costa anunciou que no próximo dia 22 de julho será realizada a 5ª Parada do orgulho GLBT de Porto Velho. E convidou a população de Guajará-Mirim para vir a Porto Velho nesse dia. Pela maneira como foi aplaudido, não deverá ser pequeno o contingente de guajaraenses que virão à capital.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS