No próximo dia 06 de julho a Brasil Telecom inicia a segunda e última fase de conversão da cobrança, de pulsos para minutos, nas ligações locais entre telefones fixos. O calendário obedece às regras fixadas pelo regulamento da Anatel, de tal forma que a partir de primeiro de agosto todas as ligações locais entre telefones fixos sejam tarifadas e cobradas apenas em minutos.
A alteração da forma de cobrança das ligações locais entre telefones fixos tem por objetivo oferecer aos clientes uma forma mais simples de acompanhar e controlar os seus gastos, conhecer melhor os hábitos de quem usa o serviço e de como usufruir das vantagens e planos alternativos de consumo. A migração para minutos não implica em qualquer custo para os clientes. Assim como não há qualquer alteração no valor da assinatura básica, que continua a mesma. Também são sem custos: o pedido de detalhamento das contas, a solicitação de comparativo entre planos e a troca de planos.
Após concluir com sucesso todo o processo de migração de pulsos para minutos no estado do Mato Grosso do Sul, entre abril e junho, a Brasil Telecom vai ampliar a conversão para os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Paraná, Santa Cataria, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, todos com o início marcado para o dia 06 de julho próximo e de acordo com as datas de vencimento de cada cliente.
O processo de conversão tem quatro momentos distintos: 1) período de trinta dias de uso da linha, em que as ligações são tarifadas; 2) emissão/impressão da conta; 3) envio/recebimento da conta; e 4) vencimento da conta. Entre o primeiro momento (início da tarifação das ligações) e o último (prazo final para o pagamento da conta), passam-se cerca de 50 dias: 30 dias de uso da linha, coberto pelo valor da assinatura mensal; seis a oito dias para processamento e emissão da conta; outros oito dias para o envio e o recebimento da conta; e mais quatro a cinco dias para o pagamento até a data do vencimento.
A cobrança será convertida de pulso para minuto durante todo o mês de julho, de acordo com a data de vencimento da primeira conta em minutos a partir de agosto. São seis as datas de vencimento programadas para a conversão: 24 de agosto, 27 de agosto, 04 de setembro, 09 de setembro, 14 de setembro e 19 de setembro.
Olhando-se retroativamente, temos:
- As contas que vencem no dia 24 de agosto começam a ser tarifadas em minutos a partir de 06 de julho. Até 05 de julho, portanto, as últimas ligações tarifadas em pulsos serão cobradas na conta que vence em 24 de julho.
- As que têm vencimento programado para 27 de agosto, serão tarifadas em minutos a partir de 11 de julho. As ligações cobradas em pulsos até 10 de julho virão na conta que vence em 27 de julho.
- As contas com vencimento em 04 de setembro começam a ser tarifadas em minutos a partir de 17 de julho. As ligações feitas em pulsos até 16 de julho serão cobradas na conta que vence em 04 de agosto.
- As que vencem em 09 de setembro serão tarifadas em minutos a partir de 21 de julho. Até 20 de julho, portanto, as ligações cobradas em pulsos virão na conta que vence em 09 de agosto.
- As contas que vencem em 14 de setembro começam a ser tarifadas em minutos a partir de 26 de julho. Então, até 25 de julho, as ligações em pulsos serão cobradas na conta que vence em 14 de agosto.
- E as que têm vencimento programado para 19 de setembro começam a ser tarifadas a partir de 31 de julho. As ligações em pulsos até 30 de julho serão cobradas na conta que vence em 19 de agosto.
O cronograma de migração desenhado pela Brasil Telecom envolve um total de 3.070 localidades dos nove estados, mais o Distrito Federal, que têm a cobertura de serviço de telefonia da empresa, e alcança 8,4 milhões de terminais em serviço, aproximadamente 98% da planta total.
Apenas pouco mais de 120 mil terminais, em 722 localidades (cerca de 2% da planta), não serão migrados para minutos neste momento. Em contrapartida, desde o dia 01 de março, todas as ligações locais entre telefones fixos dessas localidades estão cobertas pela assinatura básica.
Com a implantação da cobrança por minuto, os clientes da Brasil Telecom passam a ter disponíveis três planos:
- O Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO) criado pela Anatel: possui uma franquia de 400 minutos por mês para telefones residenciais e 360 minutos/mês para não residenciais. É mais indicado para pessoas que fazem ligações mais longas (acima de 2,5 minutos), ou que utilizam o acesso discado à internet no horário normal.
No horário normal (06 às 24 hs em dias úteis e 06 às 14 hs aos sábados) é tarifado a cada seis segundos de ligação, mais quatro minutos de completamento a cada chamada. No horário reduzido (00 às 06 hs nos dias úteis, 14 às 24 hs aos sábados e 00 às 24 horas aos domingos e feriados nacionais) é tarifado apenas 04 minutos por chamada, independente do tempo da ligação.
- O Plano Básico – também criado pela Anatel – tem franquia residencial de 200 minutos e de 150 minutos para telefones não residenciais. É mais indicado para as pessoas que fazem ligações de curta duração (até 2,5 minutos). No horário normal é tarifado a cada seis segundos, com um mínimo de 30 segundos por ligação completada. No horário reduzido é tarifado apenas 02 minutos por chamada, independente do tempo da ligação.
- O Plano Conta Completa lançado em novembro, após aprovação da Anatel, já é utilizado por milhares de clientes com franquias que variam de 400 a 20 mil minutos por mês e alcança perfis de uso de clientes residenciais e até de empresas.
O Plano Conta Completa, para ser usado, basta que o cliente ligue para 10314 e solicite o serviço. A opção pelo PASOO também pode ser feita agora, pelo mesmo número, mas somente entra em vigor no momento da migração – a partir de 06 de julho. Já o Plano Básico, conforme o nome indica, será adotado para todos aqueles clientes que não fizerem nenhuma das opções acima. Completada essa fase da migração, os clientes podem mudar de um plano para outro sem qualquer custo, a qualquer momento.
Sobre a Brasil Telecom
A Brasil Telecom é uma empresa brasileira completa de telecomunicações que atende de forma integrada todas as demandas do mercado com soluções convergentes de suas operações fixa e móvel, dados e voz, longa distância nacional e internacional, data center, internet grátis, banda larga e acesso discado.
Presta serviços de telefonia fixa local e de telefonia móvel no Distrito Federal e nos Estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e oferece, para todo o País, serviços de longa distância nacional e internacional com o código 14.
A empresa também provê conexão à internet em alta velocidade com o Turbo, que usa a tecnologia ADSL (hoje com 1,383 milhão de acessos), oferece conteúdo 100% banda larga pelos provedores BrTurbo e BrTurbo Empresas, e acesso sem fio com tecnologia WiFi com o BrTurbo ASAS. Também compõem o Grupo Brasil Telecom o iG e o iBest que, juntos, fazem da Brasil Telecom a maior provedora de internet da América Latina.
A Brasil Telecom conta com 10,4 milhões de linhas fixas instaladas e a segunda maior base de acessos banda larga da América Latina. Com dois anos e meio de operação comercial plena, já ultrapassou a marca de 3,6 milhões de acessos móveis, desempenho que surpreende o mercado mundial de telecomunicações e que lhe garantiu a primeira posição em conquista de market share entre operadoras que foram “quarta entrante” em seus mercados. Hoje a Brasil Telecom é a terceira colocada (12,9%) em participação de mercado em seis dos dez estados onde atua.
A transparência e o acesso irrestrito às informações na relação com investidores e acionistas reforça a solidez e a segurança do investimento na Brasil Telecom. A empresa foi a primeira operadora de telefonia fixa brasileira resultante da privatização do Sistema Telebrás a listar ADRs (American Depositary Receipts representativos de ações preferenciais) na Bolsa de Nova York (NYSE), em 2001, e é pioneira no setor ao aderir ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, em 2002.
Outras informações, visite www.brasiltelecom.com.br.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Brasil Telecom é condenada a restituir em dobro quantias cobradas indevidamente de seus clientes
*
Brasil Telecom coloca nome de menino de 10 anos no SPC e na Serasa