A onça pintada que estava circulando pelos bairros do primeiro distrito de Ji-Paranná foi capturada por volta de meia noite de hoje (13). A equipe montou uma armadilha com isca para atrair o animal para uma gaiola especial para esse tipo de ação.
Ela foi vista pela primeira vez no dia 5 deste mês de agosto, quando tentou entrar num condomínio de luxo, localizado nas próximidades do rio Urupá. Depois foi vista por câmeras de sistema eletrônico de vigilância de diversas casas nos bairros Urupá e Novo Ji-Paraná.
O território escolhido pelo animal compreende a região de margens do rio Urupá, afluente do rio Machado. Por ser uma vasta área de matas ciliares, a onça encontrou alimentos e abrigo
Uma força tarefa foi montada com técnicos do Ibama, uma médica veterinária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental para a localização e captura do animal. Uma isca viva com animal silvestre foi utilizada para atrair o grande felino para a gaiola de armadilha pertencente ao Ibana. A isca viva não sofreu danos pois foi acomodada num recipiente especial com proteção.
O Rondoniaovivo apurou que a onça passará por exames e depois será solta numa reserva florestal que apresente condições de sobrevivência. Ela estava sozinha e não há vestígio de companhia.
Veja o video da ação.