Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ariquemes vai realizar, nos dias 02, 03 e 04 de junho próximo o curso sobre a adoção de novos procedimentos técnicos operacionais no atendimento em rede a criança e ao adolescente vítima de violência sexual. O curso será ministrado por servidores Maria Inês Soares de Oliveira Maranhão (assistente social) e Celso Cordélio Pereira (psicólogo), ambos do Tribunal de Justiça. A iniciativa de realização do curso é o juiz Rinaldo Forti Silva, titular da Vara.
O evento tem por objetivo oferecer subsídio teórico-metodológico aos profissionais que realizam o atendimento a crianças e aos adolescentes vítimas da violência sexual na Comarca de Ariquemes, visando possibilitar novas formas de pensar, compreender e abordar a criança e o adolescente, vítima desse tipo de violência. Também, assumir compromisso ético político e social na defesa e promoção dos direitos deste segmento infanto-juvenil.
O curso contará com a participação de 30 integrantes da rede social de atendimento à criança e ao adolescente da violência sexual. Entre os participantes estão o Juiz e o Promotor da Vara da Infância e Juventude, assistentes sociais da Comarca, representantes de seis Conselhos Tutelares; representantes da Delegacia de Defesa da Mulher,, do Projeto Sentinela, de entidades de abrigo, profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML). Ao final será emitido certificado de participação.