Índios karitianas estão furiosos e recorrem contra venda de seu DNA por empresa dos EUA

Índios karitianas estão furiosos e recorrem contra venda de seu DNA por empresa dos EUA

Índios karitianas estão furiosos e recorrem contra venda de seu DNA por empresa dos EUA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os índios karitiana estão enfurecidos porque o sangue e o DNA deles estão sendo vendidos por uma empresa dos EUA a cientistas por US$ 85 a amostra, informa reportagem do "New York Times" publicada nesta quinta-feira pela Folha On Line. Segundo a reportagem, eles dizem que os primeiros pesquisadores a obter amostras de seu sangue chegaram à região no fim dos anos 70. Em 1996, uma nova equipe os visitou, prometendo remédios caso eles doassem mais sangue, e por isso eles voltaram a permitir a coleta. Tais promessas jamais teriam sido cumpridas. Os índios querem que as vendas sejam suspensas e exigem uma indenização por violação de integridade. A reportagem diz ainda que os surui e os ianomâmi se queixam de experiências semelhantes e dizem que também estão tentando impedir a distribuição de seu sangue e DNA pela empresa norte-americana, a Coriell Cell Repositories, de Camden, Nova Jersey. VEJA TAMBÉM: Reportagem do New York Times destaca venda de sangue indígena no exterior
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS