Iphan inaugura Centro Regional de Arqueologia em Presidente Médici

Iphan inaugura Centro Regional de Arqueologia em Presidente Médici

Iphan inaugura Centro Regional de Arqueologia em Presidente Médici

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de uma parceria entre a Superintendência Regional em Rondônia e Acre e a Prefeitura de Presidente Médici inaugurou na semana passada o Centro Regional de Arqueologia de Presidente Médici. O Centro de Arqueologia reúne um Laboratório de Pesquisa e o Museu Regional de Arqueologia de Rondônia e visa proporcionar o desenvolvimento de pesquisas, proteção e promoção do rico patrimônio arqueológico daquela região, além do desenvolvimento e capacitação de profissionais especializados na área. Segundo o superintendente regional do Iphan, Beto Bertagna, “ a inauguração do Centro foi uma grande conquista para a história e a cultura de Rondônia, pois conseguimos disponibilizar ao público um grande acervo de peças e dar à comunidade um equipamento cultural com opção de pesquisa e formação de jovens. Desta forma , também protegemos e valorizamos o patrimônio arqueológico nacional. Gostaria de agradecer o empenho das arqueólogas Maria Lúcia Pardi e Francilene Rocha, bem como do diretor do Museu José Garcia e da Curadora Maria Coimbra, que tornaram possível a criação deste Centro Regional de Arqueologia”, concluiu Bertagna. O imóvel foi cedido pela Prefeitura de Presidente Médici e reformado pela Superintendência do Iphan em Rondônia, com recursos do Governo Federal. A gestão ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Ainda em 2008 o Museu receberá um novo tratamento museográfico, com o apoio de técnicos do Iphan do Rio de Janeiro, especialistas no assunto e um novo aporte de recursos para melhorias. A mostra em cartaz apresenta peças do patrimônio arqueológico da região (pingentes, amoladores, utensílios de cerâmica, urnas funerárias, fragmentos com gravuras rupestres) sendo necessário o agendamento prévio para turmas escolares. O Museu Regional de Arqueologia de Rondônia está aberto para visitação diariamente à avenida Tiradentes, ao lado do Centro Cultural Ivone Melo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS