Ribeirinhos e Fórum Popular contestam no MPF pressões do Consórcio Madeira Energia

Ribeirinhos e Fórum Popular contestam no MPF pressões do Consórcio Madeira Energia

Ribeirinhos e Fórum Popular contestam no MPF pressões do Consórcio Madeira Energia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã do dia 09 de junho, representantes da comunidade de São Domingos, de Santo Antonio e membros do Fórum Independente Popular estiveram reunidos com o Procurador Federal Heitor Alves Soares. Os ribeirinhos testemunharam ao Procurador as tentativas de assédio irregular patrocinadas pelo Consórcio responsável pela construção da Usina de Santo Antônio, a cerca de 7 km do centro de Porto Velho. Ali na margem esquerda do rio Madeira, estão localizadas as comunidades de São Domingos e Engenho Velho, justamente na área em que Consórcio pretende instalar o canteiro de obras. A partir de fevereiro desse ano, o Consórcio contratou a empresa de mediação de conflitos, “Terra Nova”, oriunda do Paraná, para iniciar as negociações de deslocamento e indenização. A partir do mês de março, o Consórcio enviou seus próprios representantes para anunciar que queria o deslocamento de todas as famílias da área do futuro canteiro até o dia 30 de agosto. Segundo os representantes do Consórcio as máquinas entrariam em operação no dia 01 de setembro. No entanto, a Licença de Instalação ainda está sendo avaliada pelo IBAMA e as 33 condicionantes anexadas à Licença Prévia até hoje não foram implementadas. Além disso, o leilão de Jirau colocou em cena um novo projeto e ainda em uma nova locação(Cachoeira do Inferno) criando mais um impasse jurídico em um licenciamento que já sob questionamento judicial. Na opinião de integrantes do Fórum, como o Professor da UNIR, Luis Novoa, “o Consórcio não pode dar aviso-prévio de retirada das famílias como já tivesse a licença de instalação no bolso. Querem de novo atropelar a lei e os direitos dos ribeirinhos para criar um fato consumado”. O Ministério Público Federal, na figura do Procurador Heitor Alves Soares, recolheu os testemunhos dos ribeirinhos e reconheceu, em resposta às suas preocupações, que nenhuma negociação pode ser feita pelos empreendedores antes da emissão da Licença de Instalação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS