Presidente do Conselho Penitenciário visita Casa de Detenção de Jaru a convite do MP
A convite do Promotor de Justiça Ademir José de Sá, da Promotoria de Justiça de Jaru, o presidente do Conselho Penitenciário de Rondônia (Copen), Gabriel Tomasete, realizou uma visita à Casa de Detenção de Jaru. O objetivo da visita foi conhecer a realidade da unidade prisional que foi alvo de relatório da Comissão de Direitos Humanos da Seccional da OAB do município.
Também acompanharam a visita o Juiz da Vara Criminal de Jaru, Leonardo Leite Mattos de Souza; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, Mário Roberto Pereira de Souza; o diretor da Casa de Detenção, Elias Rezende, e membros do Conselho da Comunidade.
Gabriel Tomasete enfatizou o importante trabalho de parceria entre o Estado, o Ministério Público, o Judiciário e o Conselho da Comunidade, que está mudando significativamente a administração do presídio.
De acordo com relatório elaborado pela OAB, os presos que cumprem sanção disciplinar estariam em local insalubre, chamado de cela de isolamento, dentre outras situações contrárias à lei. Na vistoria, Tomasete afirmou que é justificável o fato de a cela de isolamento – destinada aos presos problemáticos que incitam à desordem ou tentam fugas – ser diferente das demais celas da Casa de Detenção.
Ele observou que as instalações do presídio contam com áreas destinadas para atendimento do advogado (parlatório), consultório médico e odontológico equipados e em pleno funcionamento, sala de aula, poço artesiano recém-perfurado, celas em cerâmica, administração totalmente nova e um moderno sistema de monitoramento e vigilância com câmeras de vídeo.