O Banco do Brasil, com o apoio de uma rede de parceiros, realiza no dia 28, próxima quarta-feira, em Porto Velho (RO), a segunda etapa do Mutirão da Cidadania Empresarial - a primeira ocorreu em 2007 - com o objetivo de contribuir para o aumento da formalização de negócios de micro e pequeno porte e que, embora não legalizadas, contribuem para a economia estadual.
A campanha acontece em nível nacional, com apoio do governo federal através do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A ação será realizada na paróquia São Tiago Maior, situada à rua José Amador dos Reis, bairro JK 1, região leste da capital rondoniense.
O local foi escolhido, explica o gerente do Banco do Brasil, Ricardo Bastos, por tratar-se de uma das regiões (leste) da cidade onde se concentra grande número de pequenos negócios informais e que agregam para a economia da cidade, até geram emprego.
"Ao levar o mutirão para a José amador dos Reis, estaremos reunindo, num só lugar, entidades que viabilizam a formalização de empreendimentos e os agentes que apóiam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas", diz ele. "A meta é transformar um
negócio numa empresa", reforça.
Durante o mutirão, que vai das 16h às 22h, os empreendedores locais e de outros bairros próximos terão orientações sobre o que fazer para formalizar seus empreendimentos; orientação técnica empresarial e de acesso a crédito. Por outro lado, os parceiros institucionais terão um perfil do segmento capaz de subsidiá-los na definição de futuras políticas públicas.
O lançamento do mutirão acontece às 9h desta segunda-feira (26), no auditório do Sebrae, à avenida Campos Sales, 3421, bairro Olaria, durante café da manhã.
Parceiros
Para atingir esse objetivo, o Banco do Brasil em Rondônia contará com a participação do Sebrae, Junta Comercial de Rondônia, Central Fácil (desburocratização para legalização de empresas), governo de Rondônia, prefeitura de Porto Velho, Receita Federal, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Porto Velho, Federação do Comércio de Rondônia e Paróquia de São Tiago Maior, além do Sindicato das Empresas de Contabilidade.
Sebrae Itinerante
No mesmo local do mutirão (só que na área do posto de combustíveis ALE), o Sebrae/RO estará realizando, com um microônibus, já a partir desta segunda-feira (26), uma ação do projeto Sebrae Itinerante, dando palestras orientação sobre como abrir uma pequena empresa, elaboração de projetos de acesso a crédito, videopalestras. Além disso, fará inscrição para o mutirão.