Os barcos Laranjeiras e Costa Marques, que transportam ribeirinhos dos rios Mamoré e Guaporé gratuitamente, graças a convênio firmado entre o Governo do Estado por meio da Fundação de Assistência Social do Estado de Rondônia – Faser e a Diocese de Guajará – Mirim, serão utilizados como condução dos devotos da Festa do Divino, que acontece de 23 a 27 deste mês com a presença do bispo diocesano de Guajará – Mirim, Dom Geraldo Verdier.
Segundo a presidente da Faser, Irany Freire Bento, esses barcos são os principais meio de transporte de populações ribeirinhas e seus produtos agrícolas. “Uma das prioridades do governador Ivo Cassol é viabilizar o bem - estar dessas comunidades e por isso garante permanentemente o pleno funcionamento desses barcos em parceria com a Diocese de Guajará –Mirim”, observou ela.
Quanto a Festa do Divino, evento religioso realizado em Rondônia há mais de cem anos com previsão de reunir em 2007 quatro mil pessoas, Irany informou que os ribeirinhos cadastrados na Faser ficarão hospedados no próprio barco, quando chegarem a Rolim de Moura do Guaporé, distrito pertencente à Alta Floresta, onde acontece uma vasta programação durante cinco dias.
A romaria pelos rios Mamoré e Guaporé já começou, tendo em vista que sua duração é de cinqüenta dias. No decorrer desse período, os barcos que saíram de Guajará – Mirim percorrem comunidades ribeirinhas, para o embarque dos seus moradores. Depois seguem viagem com destino a Pimenteiras, onde os mesmos fazem compras, seguindo para o Porto de Rolim de Moura do Guaporé, onde permanecem os cinco dias de festividades.