O convênio do Fundo de Infra-estrutura de Transportes e Habitação (Fitha) da prefeitura de Porto Velho foi assinado no final da tarde da última quarta-feira, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), em Porto Velho. O prefeito da capital, Roberto Sobrinho (PT), compareceu ao gabinete do diretor-geral do Departamento, engenheiro Jacques Albagli, para a assinatura do convênio no valor de R$ 1.554.832,13, a maior fatia entre as 52 prefeituras de Rondônia.
Somado ao valor deste ano, o Governo do Estado, por meio do Fitha, chega ao repasse de mais de R$ 4 milhões à prefeitura de Porto Velho desde o ano de 2004, quando foi criado o Fundo. Na última terça-feira o governador Ivo Cassol assinou o contrato do Fitha de 16 prefeituras, entre elas a da capital. No entanto, devido a outros compromissos, o prefeito Sobrinho não pôde comparecer ao evento, mas procurou DER, que administra os recursos do Programa, para assinar o contrato. Na próxima semana o governador vai assinar outros dez convênios.
Sobrinho, que esteve acompanhado da secretaria de Agricultura do município, Josélia Saraiva, destacou que o recurso será utilizado na recuperação de diversas estradas vicinais, com o serviço de patrolhamento, encascalhamento e limpeza lateral, além da construção de bueiros de concreto, simples e triplo tubular.
Ao assinar os contratos, Cassol tem ressaltado a importância do recurso para as prefeituras, que passam a executar a recuperação das próprias estradas. O governador lembrou ainda que em sua época de prefeito não havia esse tipo de incentivo aos mandatários municipais.