Será assinado nos próximos dias, convênio de cooperação técnica entre a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) filiado ao Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), com o objetivo desse órgão realizar a aferição dos medidores de consumo de energia da empresa distribuidora do Estado.
Para a Ceron este é um passo importante para a melhoria no relacionamento com os clientes da empresa, em função da transparência e isenção com que os medidores de energia elétrica serão submetidos daqui pra frente. Para cada procedimento solicitado, o Ipem emitirá um laudo técnico com o selo do Inmetro. Esse documento oficial dará mais segurança tanto para o cliente quanto para a empresa fornecedora.
Antes desse convênio, as aferições eram realizadas por técnicos da empresa no laboratório da própria Ceron. Mesmo realizando o trabalho com lisura e absoluta correção técnica, era comum e até compreensível a desconfiança do cliente. Nos casos em que o Poder Judiciário era acionado, autoridades judiciais ou uma das partes requeriam laudos emitidos pelo Inmetro ou Ipem de outros estados, o que demandava custos adicionais e tempo para ser proferida uma sentença no processo.