Ouropretenses deixam regularização do título para última hora

Ouropretenses deixam regularização do título para última hora

Ouropretenses deixam regularização do título para última hora

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A procura nos cartórios pela regularização do título eleitoral aumentou na última semana. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 92.866 eleitores compareceram para quitar o débito com a Justiça Eleitoral nesse período em todo o País. Mas 1.803.947 eleitores ainda estão em falta com a Justiça Eleitoral. O prazo para quem não votou nas três últimas eleições regularizar a situação do seu título de eleitor termina nesta quinta-feira (dia 26/04), em Ouro Preto do Oeste a procura dos eleitores faltosos chega a uma média diária de 50 pessoas, segundo afirmou o chefe do Cartório Eleitoral Gilberto Pinto Moretto. Precisam justificar a ausência junto ao TRE os eleitores que não votaram nos três últimos pleitos: os dois turnos da eleição para presidente e governador, em outubro passado, e o referendo sobre o desarmamento, em 2005. Como o voto no Brasil é obrigatório para maiores de 18 e menores de 70 anos, com o cancelamento do título, o eleitor perde o direito de tirar documentos como carteira de identidade e passaporte, renovar matrícula ou se matricular na rede de ensino federal, estadual ou municipal, inscrever-se em concursos públicos ou ainda entrar em concorrências e licitações públicas. O eleitor que se encontra nesta situação, explica Gilberto Pinto, pode verificar a situação do seu título através do site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) ou entrando em contato diretamente com o Cartório Eleitoral, Confirmando-se a situação irregular, a pessoa deve buscar a regularização. Em caso de não comparecimento às urnas desde o referendo sobre o desarmamento, em 2005, sem a devida justificativa, o eleitor terá de pagar multa de R$ 3,51 por cada turno eleitoral - R$ 10,53 ao todo. A regularização do título é feita a partir do momento que o eleitor volta à zona eleitoral e apresenta o comprovante de pagamento da multa. ‘‘É importante que o eleitor compareça às zonas eleitorais porque após o dia 26 não terá mais como regularizar o título de eleitor. Quando quiser votar novamente, terá de fazer o mesmo procedimento que fez quando votou pela primeira vez”, ressalta. • Caso o eleitor esteja fora do Brasil e tenha o seu nome na relação dos faltosos basta encaminhar um requerimento ao juiz eleitoral, acompanhado de cópia de documentos que comprovem a sua permanência no exterior. Qualquer parente ou procurador do eleitor poderá apresentar o requerimento no Cartório e efetivar a regularização da inscrição eleitoral. • O Cartório Eleitoral disponibilizou os dados referentes ao número de eleitores faltosos por cada município da região central do Estado Ouro Preto do Oeste: 1.814 (nas duas zonas eleitorais 13ª e 28ª), Vale do Paraíso: 438 eleitores, Mirante da Serra: 340 eleitores, Teixeirópolis: 197 eleitores e Nova União: 186 eleitores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS