O Ministério Público do Estado de Rondônia, através da 4ª Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, instaurou no último dia 28 de março inquérito civil público com a finalidade de apurar a denúncia veiculada através da imprensa local de que esgoto sanitário estaria sendo despejado sem tratamento no rio Machado, especialmente oriundo da região dos bairros Casa Preta e Dom Bosco.
Por determinação da Promotoria de Justiça, uma equipe de analistas do Ministério Público realizou estudo preliminar, constatando nos bairros a existência de redes comunitárias de esgoto sanitário, inacabadas e construídas pelo Município de Ji-Paraná há vários anos, cujos detritos são escoados diretamente, sem tratamento, em córregos e também no próprio rio Machado.
O Promotor de Justiça Alan Castiel Barbosa deseja saber do município informação sobre o número de exato e a localização específica de todas as redes de esgoto existentes no Município de Ji-Paraná. Ele vai solicitar ainda que o Poder Executivo Municipal encaminhe o projeto técnico de engenharia, ou documentos similares, das redes de esgoto.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Em três anos, número de processos nas Varas de Família da capital cai em cerca de 300% - Confira relatório
*
Justiça condena ex-conselheiras tutelares a seis anos de prisão por denúncia caluniosa contra Promotor