Nazif consegue liberação para garimpagem no Madeira

Nazif consegue liberação para garimpagem no Madeira

Nazif consegue liberação para garimpagem no Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Mauro Nazif (PSB) conseguiu liberar junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Brasília, a tão esperada licença para a retirada de minério do rio Madeira. A Permissão de Lavras Garimpeira (PLG) será publicada na quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU). “Graças a Deus e o empenho do deputado Mauro Nazif conseguimos a PLG liberando o direito a garimpagem num trecho do rio Madeira”, conta Geomário Leitão de Sena, delegado da Federação Nacional dos Garimpeiros Amigos de Porto Velho. Ele explicou que Nazif conseguiu mostrar para o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Antônio Cedraz Ney, que há compatibilidade entre a retirada do minério e a construção das hidrelétricas do rio Madeira. “O deputado Mauro comprovou tecnicamente que a garimpagem não vai atrapalhar em nada a construção das barragens”, narra Sena. Para conseguir PLG para a retirada de minério, os garimpeiros tiveram que assinar um termo de renúncia antecipada, caso seja comprovada a incompatibilidade da construção com a garimpagem. “Não tem problema nenhum. Se eles provarem a incompatibilidade renunciamos na hora”, afiança Sena. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) havia proibido a retirada do minério alegando a incompatibilidade, mas o problema, segundo os garimpeiros é que todos os órgãos de proteção ambiental de Rondônia liberaram a garimpagem, somente o DNPM nacional negou. “Tivemos que interferir de maneira muito forte. Porque se os órgãos de Rondônia que conhecem a realidade local liberaram, Brasília não poderia interferir”, assegura o deputado Mauro Nazif. O trecho em que os garimpeiros fazem a retirada do minério, no rio Madeira, fica distante aproximadamente 36 km da área onde serão construídas as barragens. “O mais estranho é que eles proibiram o garimpo e só vão fazer a sondagem sobre a construção das hidrelétricas ainda em setembro. Enquanto isso centenas de famílias que dependem do garimpo passariam apuros”, justifica Sena. Segundo o acordo, os garimpeiros podem voltar às suas atividades imediatamente após a assinatura da PLG.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS