A Coordenação de Pós-graduação Pesquisa e Extensão (Coopex) do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ILES/ULBRA) está sob a responsabilidade da professora Érika Albuquerque, desde sexta-feira (14/03). A profissional leciona no ensino universitário a mais de sete anos, é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia e mestre em Tecnologia da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desde de 2003, quando ingressou na ULBRA, vem colaborando com a construção do projeto de implantação do curso de Psicologia, na qual permanece como docente.
A nova coordenadora diz já ter recusado assumir a coordenação anteriormente devido ao seu mestrado em andamento. “O convite para a Coopex surgiu do diretor geral do ILES/ULBRA, Pedro Rates, no ano passado. Não pude conciliar com a conclusão do meu mestrado, só agora nesse semestre foi possível me organizar para estar à frente deste setor”,relata.
Uma das primeiras providências da nova coordenação é reestruturar os cursos de especialização que estavam sendo oferecidos pelo ILES/ULBRA. Para melhor adequá-los as exigências do mercado e as expectativas dos alunos, um conjunto de políticas serão desenvolvidas visando à implantação, qualificação e expansão do ensino pós-graduado naInstituição.
A Coopex propõe-se também a estimular o desenvolvimento da qualidade acadêmica, científica e tecnológica, através das atividades extensionistas e de pesquisa desenvolvidas no ILES/ULBRA. Para a professora Érika a extensão é parte indissociável do ensino e da pesquisa. “Os programas de extensão, articulados com o ensino e a pesquisa em todos os campos do conhecimento, desenvolvem-se na forma de atividades permanentes ou projetos circunstanciais, visando o aperfeiçoamento dos nossos alunos e professores, avanços na interação do saber acadêmico, afirmando a cidadania e qualidade de vida da nossa comunidade”, conclui.