Reunião de órgãos estaduais e SIPAM discute restauração de matas ciliares

Reunião de órgãos estaduais e SIPAM discute restauração de matas ciliares

Reunião de órgãos estaduais e SIPAM discute restauração de matas ciliares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma reunião na manhã da última terça-feira (11) marcou mais um passo do trabalho conjunto de órgãos estaduais e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para a recuperação de matas ciliares no município de Ouro Preto d´Oeste. O desmatamento em nascentes e nas áreas de preservação permanente (APPs) já prejudica a captação de água que abastece aquela região, principalmente em épocas de verão amazônico. A reunião teve como objetivo definir o que cada órgão vai fazer para reverter esse quadro e promover o reflorestamento. Segundo a Divisão de Proteção Ambiental, do Centro Técnico e Operacional (CTO) de Porto Velho, unidade local do Sipam, a água que a Caerd (Companhia de Águas e Esgostos de Rondônia) capta em alguns pontos de Ouro Preto d´Oeste está diminuindo ano a ano devido o desmatamento das nascentes e das matas ciliares. A reunião foi mais um passo importante na recuperação do Alto da Bacia do Rio Boa Vista, que integra o manancial de capitação de águas do município. Na divisão de trabalho, o Sipam ficou responsável pelo monitoramento remoto (por imagem de satélite) da bacia e pela criação de um banco de dados com informações sobre a qualidade e a quantidade de água em todos os cursos d´água da localidade. O Ministério Público Estadual (MPE), através da Promotoria de Meio Ambiente, fará audiências públicas anuais para avaliação do reflorestamento. “Em uma audiência pública realizada no mês passado em Ouro Preto, firmamos acordos com todos os 27 proprietários que desmataram as matas ciliares de suas propriedades. Vamos acompanhar o cumprimento dos acordos e fiscalizar”, ressalta o promotor Aluildo Leite. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) fará a fiscalização, o cadastramento de usuários de água e dará apoio ao monitoramento da qualidade hídrica daquela bacia. A Ceplac orientará os proprietários para o reflorestamento e a Emater dará assessoria a eles na elaboração de seus planos de reflorestamento, que serão individualizados por propriedade. Já a Caerd fará o monitoramento da qualidade da água, instalação de régua linimétrica (medição do nível d´água) e de pluviômetros (medição da chuva), além da compra de sementes. A Prefeitura de Ouro Preto vai cultivar as sementes em seus viveiros, gerando mudas para o reflorestamento. A próxima etapa é formalizar um acordo de cooperação técnica entre as instituições. O representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernando Scardua, abriu a reunião por videoconferência e afirmou que o MMA está interessado em apoiar as ações estaduais na restauração de matas ciliares. *VEJA TAMBÉM: * Sipam alerta desmatamentos recentes em áreas protegidas de Rondônia * Sipam e FIP promovem cursos de inclusão digital
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS