*
Frase do dia
*"Política com o Lula eu nunca mais faço". Nelson Jobim o mais novo desiludido de Brasília.
*Pauta Política de 01 a 10
*
01-CIDADANIA – Trânsito:
*Em caso de morte por acidente de trânsito o beneficiário do DPVAT é a própria vítima ou um terceiro a quem a vítima tenha cedido o direito. Mesmo que o motorista do veículo fuja do local do acidente e que ninguém anote a placa do veículo, a vítima tem direito à indenização do Seguro DPVAT. A cobertura do Seguro DPVAT não está vinculada às regras de trânsito. As indenizações são pagas independentemente de apuração de culpa, desde que haja vítimas, transportadas ou não pelo veículo automotor. Não importa quantas vítimas o acidente provoque. O Seguro DPVAT indeniza todas, uma a uma, individualmente. Não há limite de vítimas nem de valores de indenização para um mesmo acidente. Amanhã falo um pouco mais sobre o assunto
*
02-Papa-tudo:
*O deputado Michel Temer arregaçou as mangas e partiu para o Palácio do Planalto. Quer de Lula o Ministério do Turismo, oferecido à ex-prefeita Marta Suplicy, ou o Ministério da Agricultura. Turbinado com sua expressiva votação para presidir o PMDB, Temer quer também vagas até no segundo escalão: diretorias do BB, CEF, Previdência Complementar, BNDES e mais o que se lembrar. O mote saiu com jeito de pedido e sugestão, para que Lula "seja sensível à importância do partido" e deu como certo o nome de Geddel Vieira Lima, como novo ministro da Integração.
*
03-O papa-tudo e 2010:
*Reeleito para presidir o PMDB até março de 2009, Temer é o favorito a suceder Arlindo Chinaglia na presidência da Câmara. Chinaglia fez questão de ir à convenção do PMDB agradecer o apoio de Temer na luta que travou com Aldo Rebelo. Foi uma espécie de renovação da aliança e Temer dá um passo importante para estar no comando da casa mais importante do Congresso, na hora em que Lula for passar o bastão. Como disse Temer no sábado, o PMDB tentará pôr de pé uma candidatura presidencial própria e acha que o nome a ser lançado pode transformar-se no candidato da coalizão, com o apoio de Lula. Isso não é plano utópico. Já é parte do planejamento.
*
04-Um trabalho para profissional:
*Temer sobreviveu à derrota do seu grupo na eleição de Lula e atuando nos bastidores consegue um feito notável. Caíram de uma vez Jobim, o preferido, Renan e Sarney, os interlocutores de Lula e salvo Mão Santa, todos os senadores do PMDB. Temer vai assumir agora uma tarefa mais difícill: pacificar o PMDB e dar a Lula 80% de fidelidade no Congresso. O caminho é hostil e passa por um acordo com os magoados Renan e Sarney. Lula precisa de Temer que precisa de Lula para manter um casamento mesmo que seja de conveniência. Casamentos por conveniência política e econômica costumam dar certo.
*
05-A águia e a galinha:
*Bush veio não disse a que e se foi, depois dos protestos e chiadeiras dos velhos camaradas e companheiros. Os cuidados aqui ou em qualquer lugar para o pouso da águia, lembram aqueles preparativos para furacões. Espaço aéreo fechado, ruas fechadas e bocas fechadas. Ou por nada ter sido dito, ou porque o que o dito não pode ser revelado. De certo mesmo só uma parceria nebulosa e a sobretaxa do álcool que vai continuar. Na Colômbia em meio ao excesso de zelo, para uma estada de apenas sete horas, Bush prometeu mais grana para combater o narcotráfico não sem antes dar um baculejo geral, até na guarda pessoal do presidente Alvaro Uribe. Magoou.
*
06-Para quem gosta de vaca atolada:
*A Cemig deve oficializar hoje, em encontro com a cúpula da ANEEL, o interesse em participar da construção das usinas do Rio Madeira. A estatal mineira quer juntar-se ao consórcio Odebrecht-Furnas. Ah! Por falar em consórcio, a conversa de que Furnas não vai participar da licitação é pura pressão de lobistas. Tem chinês, japonês e um monte de gringuês de olho no filé depois que Furnas/Odebrecht descarnou a vaca e separou a costela. Quem já comeu da costela sabe que a carne é boa. E se a costela já rendeu, o que dizer do filé...
*
07-O cartel, a vaca e o brejo:
*O Brasil deve dar um salto de qualidade em termos de receitas com as exportações de carne bovina ainda este ano. Enquanto as receitas apontam para um crescimento de 20%, o volume de arrobas deve crescer apenas 10%. Se a notícia não deixa de ser boa para o Estado de Rondônia, é ótima para o cartel que atua no Estado. O pecuarista deve receber um plus pela arroba vendida, mas o sistema de represamento do gado praticado pelos frigoríficos vai engordar apenas o cofre do cartel. O pecuarista da sua reluzente camionete não percebe, mas a vaca está indo pro brejo.
*
08-Se a moda pega:
*Dos banzeiros do Zé Carlos de Sá, recolhi esta sentença da juíza Claudia Menezes, sobre uma ação da Juliana Paes. Flagrada sem calcinha, a “Boa” tentou uma reparação de danos. “Qualquer pessoa pública, que vive de sua imagem, coloca em risco a sua privacidade, não podendo depois argüir que houve invasão de privacidade”, disse a juíza. Se o entendimento da juíza tomar corpo, podemos ter por analogia, os tribunais livres de muitas ações dos políticos. Pegos com a mão na massa roubando ou comprando votos, “se acham” e ainda têm foro especial. Ah, se a moda pega.
*
09-Pizza pré-pronta:
*O governo vai jogar pesado para impedir a CPI do Apagão Aéreo. Os líderes da base fazem uma reunião com José Múcio do PTB que avisa: "Ainda vamos tentar não instalar", mas predomina a avaliação que, se o assunto for para o STF, a CPI será instalada. Por isso, petistas já negociam com tucanos uma justificativa delimitando os assuntos. A proposta governista é investigar apenas as empresas aéreas privadas. Em troca, o PT daria a um tucano moderado, a presidência da comissão. Se o PSDB insistir no texto atual, a ordem do governo é contra-atacar com uma CPI do Metrô na Câmara, daquelas de matar tucano no ninho e enterrar no buraco.
*
10-Tempestade à vista:
*O senador Heráclito Fortes do PFL apresenta quarta-feira um novo pedido de CPI das ONGs e já tem 73 assinaturas. A idéia é infernizar a vida do governo com uma CPI azucrinando no Senado, e uma outra na Câmara. O momento é propício pois Renan Calheiros, o magoado, está com a porteira aberta e lá na Câmara a CPI do apagão aéreo passa fácil.
Contato: leoladeia@hotmail.com
*
VEJA TAMBÉM:
*
POLÍTICA & MURUPI: Por Leo Ladeia
*
POLÍTICA & MURUPI - por Léo Ladeia