Acre - Posseiros expulsos do Incra invadem a Seaprof

Acre - Posseiros expulsos do Incra invadem a Seaprof

Acre - Posseiros expulsos do Incra invadem a Seaprof

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Posseiros expulsos do Incra invadem a Seaprof Posseiros que ocupavam há duas semanas o pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deixaram o local ontem ao meio-dia, por determinação da Justiça Federal com um mandado de reintegração de posse. Os manifestantes ainda esboçaram uma resistência pacífica, mas acabaram mudando de estratégia: transferiram a manifestação à sede da Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Agroflorestal (Seaprof). Com todos os pertences arrumados (barracas, roupas, utensílios domésticos), os trabalhadores sem-terra vestiram camisas vermelhas com a frase “Reforma Agrária já!”, deram-se as mãos e esperaram na calçada do Incra o prazo final estipulado pela Justiça. Segundo explicou o superintendente do Incra, Raimundo Cardoso, as condições impostas pelos manifestantes não puderam ser aceitas, pois o instituto não dispõe de terras da União disponíveis para assentamento. E, para comprar, nem sempre o recurso do governo é suficiente. “O Incra estava desapropriando uma área orçada em 23 milhões, mas o proprietário pediu 30 milhões, nesses casos, não tem como desapropriar”, exemplificou Cardoso. Então, a solução encontrada pelo superintendente foi acionar a procuradoria jurídica do Incra e pedir à Justiça Federal a reintegração de posse e a imediata retirada dos posseiros das dependências do órgão. Por isso, com a mudança de estratégia, os manifestantes resolveram ocupar o pátio da Seaprof até que o governo entre num acordo. As 170 famílias que estão acampadas na Seaprof exigem que o Estado disponibilize um assentamento próximo ao município de Rio Branco, com energia elétrica e condições para escoar a produção.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS