O Sebrae em Rondônia iniciou nesta quarta-feira (13), no município de Vilhena, reuniões com piscicultores e demais produtores do setor, a deslanchar as etapas de contratualização dos projetos de piscicultura em cativeiro. O mesmo trabalho será feito em Pimenta Bueno, dia 15, e Ariquemes, dia 25 de fevereiro.
As ações fazem parte da agenda da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), executada pelo Sebrae e parceiros nos próximos três anos.
De acordo com o coordenador do Programa de Piscicultura em Rondônia, João Machado Neto, do Sebrae/RO, o objetivo das reuniões e a validação das ações e atividades a serem executadas nos projetos no período de 2008 a 2010.
Ele explica que a piscicultura é hoje, mais que uma atividade, uma realidade econômica em Rondônia e um segmento que apresenta potencial de crescimento nos próximos anos. “Por isso, os parceiros somam esforços e recursos em prol do crescimento sustentado do setor”.
Participam do Projeto de Piscicultura, além do Sebrae, o governo estadual, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria Estadual de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), a Fundação Rio Madeira, vinculada à Universidade Federal de Rondônia, e prefeituras municipais.
Além deles, também atuam a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e entidades de produtores, como cooperativas, associações e frigoríficos, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.