ARTIGO - Saúde – o eterno problema: Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Saúde – o eterno problema: Por Valdemir Caldas

 ARTIGO - Saúde – o eterno problema: Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Já não se circunscreve ao circulo político que propriamente se pode chamar de oposicionista, a irritação com as repetidas denúncias envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde. Quando era o ex-vereador David Erse quem formulava a denúncia, restava sempre a dúvida, dada sua condição de filiado ao partido cujo candidato foi abatido nas urnas por Roberto Sobrinho, no segundo turno da eleição municipal. Quando, porém, é o vereador Alan Queiroz que põe o dedo na ferida, não há como deixar de refletir a respeito da situação por que passa aquele importante setor da administração municipal, principalmente, pela condição de aliado do Poder Executivo. Acaba tendo sua importância aumentada o fato de que outro aliado do prefeito também tenha cobrado medidas drásticas para retirar o sistema de saúde do caos em que se encontra, chegando, inclusive, a sugerir a exoneração do secretário Sid Orleans. Dizer-se que os fatos apontados ocorrem à distância do chefe do Poder Executivo, soaria falsidade. Basta que se mencione a reforma e ampliação da policlínica Hamilton Gondim, cuja obra se arrasta há mais de dois anos, para verificar que o quadro é preocupante. Na sessão de terça-feira (12), o vereador Mário Jorge voltou a criticar o caótico sistema de saúde municipal, seguido do colega Flávio Lemos. Nos bastidores, porém, fala-se na decapitação de Sid como o remédio mais acertado para evitar que o paciente (a saúde municipal) chegue à UTI e, de lá, à cova. Vê-se, pois, que a crise generalizada que afeta a saúde tem seu fulcro muito menos na carência de recursos, que na insistência com que a incompetência se espalha por quase todos os órgãos. O prefeito Roberto Sobrinho não mais pode adiar a adoção de providências sérias para colocar ordem na casa, uma vez que sua campanha eleitoral fez-se vitoriosa em virtude de um discurso moderno, eficiente e moralizador. Já passou da hora, portanto, de Sobrinho sair do discurso à prática, não somente no que concerne à área da saúde, mas em muitos outros segmentos de seu governo. A administração municipal precisa ser conduzida pela razão e pelo tirocínio administrativo e não pelo companheirismo político, que, comprovadamente, em nada se coaduna com as aspirações sociais. É preciso repensar os caminhos tortuosos da saúde municipal. Sobrinho pode até insistir com Sid, mas isso, certamente, custar-lhe-á um preço eleitoral muito alto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS