Assembléia divulga primeiro organograma da queda no nepotismo nos Poderes de Rondônia

Assembléia divulga primeiro organograma da queda no nepotismo nos Poderes de Rondônia

Assembléia divulga primeiro organograma da queda no nepotismo nos  Poderes de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembléia Legislativa de Rondônia começou a colocar em prática a Emenda Constitucional 047/2006, de autoria do deputado Edison Gazoni (PDT-Porto Velho) e que trata do fim do nepotismo nos Três Poderes Constituídos do Estado. *Desde o início da semana todos os servidores do Poder Legislativo estão sendo obrigados a fazer um recadastramento geral e nesta ação está o preenchimento de uma espécie de Declaração de Grau de Parentesco. É uma forma de identificar algum servidor da Casa de Leis que tenha grau de parentesco consangüíneo ou civil com os deputados e membros da diretoria da instituição. *A Casa está ainda fornecendo uma espécie de “árvore” do que é o nepotismo em todas as suas direções, um gráfico que mostra claramente até onde um servidor pode ser parente de um dos deputados, como mostra a foto abaixo. *Veja o que diz o Código Civil Brasileiro sobre o grau de parentesco: *Art. 1.591. São parentes em linha reta as pessoas que estão umas para com as outras na relação de ascendentes e descendentes. *Art. 1.592. São parentes em linha colateral ou transversal, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra. *Art. 1.593. O parentesco é natural ou civil, conforme resulte de consangüinidade ou outra origem. *Art. 1.594. Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo número de gerações, e, na colateral, também pelo número delas, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo até encontrar o outro parente. *Art. 1.595. Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade. *§ 1o O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro. *§ 2o Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS