* Em muitas cidades do Sul e Sudeste brasileiro, usuários do transporte coletivo privado, andam de ônibus com distância de até 90 km de distância pagando uma única passagem, com direito a terminal de integração. Aos domingos, o valor da passagem é 50% mais barato, isso na maioria das cidades a partir de 100 mil habitantes, valendo também para os dias de feriados. O passe livre para estudantes e cotas de passagens gratuitas para desempregados, já são uma realidade dentro do estado de SÃO PAULO.
*Vejamos aqui uma comparação, a tarifa na cidade de SÃO PAULO tem variação em diversos lugares, por exemplo: custa 1,70 para quem pega ônibus de MOLGI DAS CRUZES para JACAREÍ; E DE 1,90 DE GUARAREMA A ESTAÇÃO TIETÊ, com direito de pegar um trem ou metrô. Então o usuário só aí, rodou mais de 50 km, com direito a integração!!
*Aqui em porto velho a situação é bem diferente, terminal de integração não existe, e integração a partir de uma passagem pior ainda, e o que é ainda mais absurdo, o prefeito decreta e aumenta o valor da tarifa passando por cima do CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE. *Tudo isso vem sendo cometido e praticado na gestão PT/ PCdoB ROBERTO SOBRINHO . Numa atitude truculenta e arbitrária a prefeitura aumenta o valor da tarifa sem consultar a população, ignorando todo um processo de discussão que poderia ser avaliado pela população e pelo conselho municipal de transporte, essa atitude passou por cima da vontade popular.
*O PREFEITO se nega a discutir saídas, que desonerem a população, SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E BUROCRATAS MUNICIPAL, desconhecem completamente a realidade do valor e da gratuidade do transporte coletivo privado de outras cidades. Se preocupando com o equilíbrio financeiro e econômico das empresas, manipulam o valor da tarifa, enganando a população, da verdadeira realidade do que acontece em outras CAPITAIS.
* A administração pública municipal se funda, em atender exclusivamente os interesses dos TUBARÕES DOS TRANSPORTES, que durante 4 anos não conseguiram melhorar e dar condições de transporte para a população, nem ampliar o número de coletivos, pelo contrário, subtraíram grande parte dos ônibus das ruas de PORTO VELHO, trocando os novos, por COLETIVOS LATA VELHA. *A população de PORTO VELHO, OS MOVIMENTOS SOCIAIS, não acreditam mais, nessa administração petista de abandono, descaso e falta de respeito para com os usuários. Repudiamos as mentiras, manobras do PREFEITO E SECRETÁRIO DO TRANSPORTE. Entendemos que uma verdadeira administração pública, se faz com a participação popular, consultando o POVO, administrando para a maioria e não para um minoria que é dona dos monopólios.
*
FRENTE DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO E GRATUITO
*
VEJA TAMBÉM:
*
Ministério Público estabelece prazo para circulação de ônibus adaptados na capital
*
Comissão ligada à Arquidiocese de Porto Velho faz duras críticas ao aumento da tarifa e o PT