Município de Vilhena consegue duplicar produção de feijão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A pecuária é o setor que tem maior destaque na economia de Vilhena. No setor agrícula, a soja é o carro chefe e o feijão não era uma cultura que animava os produtores a realizar o seu plantio.
Com o desenvolvimento do programa de governo que distribuiu e prestou assistência técnica, através da Emater, o produtor se sentiu atraído em aumentar a sua área, e o plantio de feijão que na safra 2002/2003 contava com menos de 50 hectares, passou em 2004 para 100 hectares, produzindo 180 toneladas com rendimento. Segundo a gerente da Emater em Vilhena, Eliane Back, para este ano há grandes perspectivas de ampliação de área para 200 hectares em área mecanizada, onde deverão ser produzidas 360 toneladas de grãos de feijão.
O Projeto Semear é um programa implantado pelo governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura, que retornou o fomento à agricultura como estímulo para que o produtor iniciasse novos plantios, incentivando assim o aumento da produção de grãos no Estado.
Executado pela Emater o Projeto Semear distribui ao produtor da agricultura familiar sementes fiscalizadas e/ou certificadas para que ele possa promover o plantio em área de até dois hectares.
São distribuídas sementes de feijão, arroz e milho. Em contrapartida, quando da produção, o produtor retorna ao governo a mesma quantidade, em grãos, das sementes que recebeu. Esses grãos são distribuídos a famílias carentes nos 59 municípios de Rondônia em quantidade até 10 quilos por família, contribuindo assim na minimização da fome no Estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!