*Ao assumir a administração municipal, em 2 de janeiro deste ano, o prefeito Roberto Sobrinho propôs a alfabetização dos servidores que nunca tiveram oportunidade de estudar. Na terça-feira (27) à noite, cerca de 40 servidores e servidoras das secretarias de Educação (Semed) e Serviços Públicos (Semusp) receberam o certificado de alfabetizados. A proposta do prefeito, feita na primeira reunião com os servidores da Semusp, foi realizada através do Projeto Escola, idealizado e realizado pela Prefeitura. Os trabalhadores continuarão os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas próximas às suas residências.
*“Antes eu assinava com a minha digital, agora assino meu nome com a caneta”; “para mim, aprender a escrever e ler, foi como sair das trevas”; “no primeiro dia de aula chorei de emoção, depois de 50 anos de idade tive o meu primeiro dia de estudo, vou ter o que contar para os meus netos”, são algumas declarações de servidores emocionados pela conquista.*Antônia Cabral fez o juramento e Antônia Rodrigues dos Santos recebeu o diploma representando todos os formandos, que foram homenageados com um jantar onde receberam canetas e livros. Em 2005 a prefeitura atendeu, através da EJA, mais de 3 mil e 700 alunos nas escolas das zonas urbana e rural além dos quase 3 mil e 300 alunos do ProJovem.
*“O prefeito Roberto Sobrinho tem acompanhado de perto todas as ações das secretarias, e considera de especial importância esta que proporciona a formação de servidores para uma nova qualidade de vida. O que vocês adquiriram neste ano ninguém tira de vocês: o conhecimento. Parabéns aos formandos e às suas famílias”, disse o secretário Marcelo Fernandes, representando o prefeito na cerimônia.
*Além de Fernandes, o secretário-adjunto de Educação Erivaldo de Souza Almeida, a diretora de educação municipal Maria Geovana Bariani, e a coordenadora do Projeto Escola, Jucira Souza Carvalho, entregaram os certificados aos formandos.
*Previsão para 2006
*“Continuar a alfabetizar, expandir os programas de alfabetização e oferecer educação de qualidade para todos, estas são metas para 2006 da Semed com relação à EJA”, resumiu Almeida. Para alcançar tais objetivos, a Semed aderiu ao programa do Governo Federal ‘Brasil Alfabetizado’, com o qual pretende alfabetizar cerca de 600 adultos. Também ampliará a alfabetização de todos servidores municipais, atendendo a determinação do prefeito, através do ‘Projeto Escola’ e ProJovem. “O sucesso de vocês é um exemplo de que é possível conciliar a vida pessoal e profissional com a educação. A Semed está à disposição de todos”, enfatizou o adjunto.