Prefeito sanciona lei que isenta carentes do IPTU

Prefeito sanciona lei que isenta carentes do IPTU

Prefeito sanciona lei que isenta carentes do IPTU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Em ato público às 9h deste sábado (17), na Escola Estadual Daniel Neri, no bairro JK I, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, sanciona a Lei Complementar Nº 229, de 12 de dezembro deste ano, que isenta do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo, cerca de 15 mil famílias carentes cadastradas no Programa Bolsa Família. *Conforme o artigo 3º da lei, “serão isentos do pagamento dos tributos os imóveis destinados a unidades familiares que se encontrem em situação de extrema pobreza, cuja renda per capta é de R$ 50,01 a R$ 100, e que tenham em sua composição: gestantes; mães que estejam amamentando filho com até seis meses de idade, para o qual o leite seja o principal alimento; crianças de zero a 12 anos ou adolescentes de até 15 anos”. *“Para o deferimento de qualquer dos benefícios previstos nesta lei, deve a família carente estar devidamente inscrita no Programa Bolsa Família e no Cadastramento Único do Governo Federal”, narra o Artigo 5º da lei a ser sancionada. *A secretária de fazenda do município, Miriam Saldaña, explica que essas famílias devem procurar o setor competente da Semfaz a partir do próximo dia 2 de janeiro de 2006 munidas de todos os documentos e solicitar a isenção dos tributos através de requerimento, como determina o Artigo 4º da lei, para que seja montado o processo. “A prefeitura também não vai cobrar nenhuma taxa por esse serviço”, completou. *Miriam Saldanã disse que ainda não calculou o montante desse benefício, pois isso depende do número de solicitações e dos valores do IPTU de cada imóvel. Entretanto, garante tratar-se de uma ação social de extrema importância e que as possíveis perdas certamente serão compensadas com a anistia de juros e multas no pagamento de quaisquer impostos e taxas para o contribuinte que está em débito com o fisco municipal, medida que já vem sendo praticada pela prefeitura. *A Lei 229 foi criada através de projeto de autoria do vereador José Wildes (PT). A diretora do Departamento de Programas Especiais da Semas, Fátima Alves, disse que a isenção do IPTU deve atingir também outras 10 mil famílias pobres que já estão cadastradas, por se enquadrarem nos requisitos exigidos pela lei. *O prefeito Roberto Sobrinho cumpre mais uma de suas promessas de campanha: a de estender benefícios às pessoas que mais precisam. Para ele, todas as ações da prefeitura, agora, priorizam os setores onde há maior carência, como o social. “Além de executar com eficiência os programas do Governo Federal, estamos ampliando os benefícios por meio deles. Essas ações paralelas são fundamentais no combate à exclusão social”, considerou o prefeito.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS