Hiram Marques defende autonomia às subseções da OAB no interior e treinamento à distância
A autonomia administrativa e financeira às subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia (OAB/RO) é outra das propostas apresentadas pela Chapa OAB Forte e Independente, que tem como candidato a presidente, Hiram Marques. Essa proposta mostra a experiência e a sensibilidade dos atuais problemas que a Ordem vem enfrentando do interior.
*A proposta da Chapa é estender a Caixa de Assistência dos advogados para as subseções do interior. Atualmente essa Caixa existe somente na capital. Para manter esse fundo, uma parte da anuidade é reservada A Caixa é destinada para resolver questões sociais dos advogados, tipo defesa das prerrogativas, direitos humanos e aprimoramento cultural.
*“As subseções existem apenas estruturalmente, mas não institucionalmente. Elas precisam de independência para resolver suas questões burocráticas e fundo de caixa para comprar uma lâmpada e papel, por exemplo. Hoje, tudo que as subseções precisam são solicitadas de Porto Velho”, explica Hiram Marques.
*De acordo com o candidato, as subseções não são dotadas nem de acesso à internet, o que acaba gerando concentração burocrática total da Capital. Na gestão de Hiram Marques, esse acesso era liberado. Com essa concentração de serviços oferecidos pela seccional, quando os advogados precisam tirar certidões, fazer parcelamentos ou imprimir boletos têm que se dirigir à Porto Velho para ter o serviço atendido.
*“Isso não pode continuar. O advogado de Vilhena tem que resolver suas questões na sua cidade. Ele não tem que se deslocar quase 600 km para simplesmente, tirar uma certidão. È preciso que as subseções tenham o acesso on-line à todos os serviços oferecidos pela Ordem”.
*
TREINAMENTO À DISTÃNCIA
*A partir da reestruturação administrativa, com a criação da caixa de assistência para o interior. É possível levar o ensino à distância dos cursos e seminários promovidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA), afirma o candidato.
*“Na nossa gestão a ESA será reativada. Essa escola foi criada por nós e foi desativada pela atual presidência. Entendemos que os profissionais necessitam de reciclagem constante e aprimoramento de seus conhecimentos”, explica Hiram Marques.
*São essas e outras propostas que têm a cada dia aumentando a adesão de advogados à Chapa Forte e Independente, tanto na Capital como no interior. “Nossas propostas demonstram conhecimento administrativo e experiência para tornar a Ordem mais forte e eficaz”, garante Marques.
*Para conhecer melhor as propostas da Chapa OAB Forte e Independente, acesse www.oabforteindependente.com.br.