Deputado apóia iniciativa de Rondônia exportar gado para Rússia

Deputado apóia iniciativa de Rondônia exportar gado para Rússia

Deputado apóia iniciativa de Rondônia exportar gado para Rússia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O deputado Miguel de Souza encaminhou correspondência ao presidente Lula e aos ministros da Agricultura, Desenvolvimento e Comércio Exterior e ao ministro das Relações Exteriores, apoiando a iniciativa do governador Ivo Cassol na solicitação de inclusão do Estado de Rondônia na lista dos exportadores de carne bovina para a Rússia, encaminhada originalmente ao ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. *Na correspondência encaminhada à Presidência da República e aos demais ministérios, é destacada a qualidade da carne produzida em Rondônia, onde o gado é criado a pasto e que o rebanho - hoje estimado em mais de dez milhões de cabeças – possui o reconhecimento internacional da OIE (sigla em inglês da Organização Mundial de Saúde Animal) como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação. *O reconhecimento do estágio de sanidade do gado de Rondônia foi conquistado durante a 71ª Sessão Geral do Comitê Internacional da OIE , uma vez que não há nenhum foco de aftosa em Rondônia desde 1999. *“A iniciativa do governador Cassol vem em hora oportuna, quando o mercado internacional está fazendo restrições à carne brasileira devido ao aparecimento de rezes contaminadas com a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Por isso, ao buscar o credenciamento de Rondônia no mercado russo, o governador está buscando a abertura de novos mercados para a carne, uma vez que da produção total, os rondonienses consomem apenas 30% no mercado interno, enquanto o restante é enviado para Manaus e São Paulo”, destaca Miguel de Souza *Miguel de Souza lembra ainda que, quando ocupou a função de secretário da Agricultura, no governo José Bianco, teve como prioridade a implantação e instalação do IDARON, que estava criado apenas no papel e que teve importância no combate à febre aftosa e na conscientização do pecuarista para vacinar o rebanho. “O resultado está aí, temos o sétimo maior rebanho bovino do Brasil e um parque frigorífico capaz de atende ao exigente mercado internacional”, sublinhou o parlamentar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS