Juíza-corregedora do TRT inspeciona unidades trabalhistas e firma parceria com Detran, Jucea e TJ do Acre
*A juíza-presidente e Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Elana Cardoso Lopes Leiva de Faria, assinou, respectivamente, às 11h e 14h30 da quinta-feira (6) última com a Junta Comercial (Jucea) e o Detran do Acre dois termos de cooperação para facilitar o atendimento aos cidadãos que moram em localidades onde não há unidades do TRT em funcionamento.
*Ela está em Rio Branco, para fazer correições ordinárias nas Varas Trabalhistas e aproveitou para assinar os dois atos e aguarda confirmação para assinatura também de outro termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Acre.
*Na Jucea, o ato foi assinado pelo diretor-presidente João Batista de Queiros e visa proporcionar a consulta on-line pela Justiça do Trabalho, dos arquivos informatizados da autarquia acreana para obtenção de informações sobre cadastros de empresas e seus responsáveis legais, em funcionamento ou já extintas no Estado de Acre, limitando-se o seu acesso para resolver as questões trabalhistas que tramitam na Justiça Especializada.
*No Detran, o termo da parceria foi assinado pela diretora-geral Arnete Souza Guimarães Batista. A Justiça do Trabalho poderá contar, ainda, com a parceria do Tribunal de Justiça a partir de uma reunião que está sendo agendada com o presidente do TJ, desembargador Samoel Martins Evangelista.
*Com essa nova parceria, a Justiça do Trabalho vai poder utilizar tanto as unidades do Detran quanto do TJ do Acre nas localidades em que o TRT ainda não possui unidade de atendimento.
*Correições no Acre
*Antes de dar início às correições nas unidades do Fórum Trabalhista Osvaldo Moura, a juíza-presidente manteve reunião com os servidores, diretores e juízes titulares e substitutos das Varas do Trabalho de Rio Branco, a fim de informar sobre o teor pedagógico das correições ordinárias.
*As correições ordinárias servem para uniformizar procedimentos e corrigir possíveis falhas, a fim de dar maior celeridade na solução dos processos que tramitam na Justiça Especializada. Para maior transparência nas ações e serviços da Justiça do Trabalho, durante todo o período das correições a juíza-presidente se coloca à disposição de advogados, partes processuais e servidores para ouvir sugestões, queixas ou elogios, se for o caso, para o aprimoramento dos trabalhos.
*As correições em Rio Branco fazem parte do calendário previamente publicado no Diário Oficial da Justiça do Trabalho da 14ª Região, que teve início na segunda-feira (3) e vai até sexta (7), cada dia em uma das unidades, começando pela Distribuição do Fórum, 1ª, 2ª e, 3ª e 4ª Vara Trabalhista.
*As Varas do trabalho de Brasiléia, Plácido de Castro, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul serão inspecionadas, respectivamente, no período de 7 a 11 e de 21 a 25 de novembro deste ano.