2ª Reunião Estadual na Eliminação da Hanseníase e Controle da Tuberculose define metas

2ª Reunião Estadual na Eliminação da Hanseníase e Controle da Tuberculose define metas

2ª Reunião Estadual na Eliminação da Hanseníase e Controle da Tuberculose define metas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou durante a ultima semana, em Porto Velho, a 2ª reunião da Aliança Estadual na Eliminação da Hanseníase e Controle da Tuberculose. O encontro possibilitou 06 propostas de acordo de cooperação técnica entre instituições públicas e sociedades civis organizadas. O evento contou com a participação dos técnicos da coordenação e das referências estaduais da Sesau. *As propostas de cooperação abrangem trabalhos em conjunto entre a Sesau, Sesi, Senac, Semas, Ferom, Associações de Bairros (Grupo G-14), Semusa (Porto Velho), Secretaria de Estado da educação (Seduc). As ações do governo do Estado estão voltadas inicialmente para a Capital, que no ano passado notificou 191 novos casos de hanseníase e este ano, até agosto foram registrados 78 casos de hanseníase e 135 de tuberculose. *?A reunião alcançou sua meta, pois contou com a participação de entidades e grupos representativos da sociedade. A administração Ivo Cassol vai contribuir na conscientização e principalmente com ações de descoberta precoce de casos e no tratamento das doenças? disse Milton Moreira secretário da Sesau. *As atividades serão desenvolvidas de Setembro a Dezembro de 2005, com sua avaliação prevista para o 1º trimestre de 2006. O Estado pretende após esta avaliação, ampliar o número de instituições colaboradoras. O objetivo da Sesau é esclarecer a população sobre os sinais e sintomas de hanseníase e tuberculose, visando alcançar a meta de eliminação hanseníase e o controle da tuberculose. *?O governo do Estado está trabalhando com atividades voltadas para a descentralização das ações para unidades básicas de saúde e equipes de saúde da família em todo os municípios, fortalecendo as secretarias municipais de saúde, executores das ações básicas de controle dessas doenças? explicou o secretário da Sesau. *Reabilitação em hanseníase ? A administração Ivo Cassol realiza um trabalho, destaque na região norte do país, no tratamento e na reabilitação em hanseníase. O Estado conta com duas oficinas de reabilitação física: uma na Policlínica Oswaldo Cruz (com produção de palmilhas, sandálias e outras órteses) e outra na Comunidade Santa Marcelina, com sapataria, órteses e próteses. *No Hospital Marcello Cândia, são realizadas cirurgias preventivas e reparadoras na hanseníase, atendendo pacientes da capital e do interior e dos estados vizinhos do Acre e Amazonas, sendo referência para internações. Rondônia também é primeiro Estado que realizou um acordo de Cooperação Técnica com o Senac, para atender com serviços de Educação Profissional aos pacientes de hanseníase. As vagas oferecidas são nas áreas de Artes, Imagem Pessoal e Informática e poderá expandir-se a outras áreas profissionais, no caso de situações especiais apresentadas por usuários.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS