Eleitorado para o Referendo em RO é de quase 1 milhão

Eleitorado para o Referendo em RO é de quase 1 milhão

Eleitorado para o Referendo em RO é de quase 1 milhão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Um total de 954.308 eleitores estão aptos a participar do Referendo do dia 23 de outubro, em todo o Estado de Rondônia, segundo números divulgados pelo TRE/RO. São 487.754 homens e 466.554 mulheres. O maior colégio continua sendo Porto Velho com 227.890 eleitores. Os quatro municípios seguintes em ordem de maior número de eleitores em Rondônia são : Ji-Paraná (74.350), Ariquemes (52.962), Cacoal (50.945) e Vilhena (40.175). O distrito com menor número de eleitores cadastrados no Estado é o de Pedras Negras, que faz parte do município de São Francisco do Guaporé e possui registrados somente 45 eleitores. *Na mesma urna eletrônica usada para escolher os governantes e legisladores, o povo decidirá se a venda de armas de fogo e de munição continuará ativa no País. A decisão para acabar com o comércio de armas e de munições consta no Estatuto do Desarmamento, e a população vai decidir pelo voto se essa medida passará a valer ou não. O procedimento de votação no referendo vai ser igual ao que acontece quando o eleitor escolhe seus candidatos em eleições. Na tela da urna eletrônica, aparecerá um quadrinho, e o eleitor digitará sua opção por meio dos números 1 ou 2. Digitada a opção, a escolha aparecerá na tela, e o eleitor confirmará seu voto. *O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sorteou os números que representarão o "sim" e o "não" à pergunta do referendo: "O comércio de armas de fogo e de munição deve ser proibido no Brasil?". O "não" ficará em cima e corresponderá a tecla 1. O "sim" ficará abaixo e será acionado pela tecla 2. Para a população decidir seu voto, duas frentes parlamentares com mais de cem deputados e senadores ocuparão espaços na televisão e no rádio a partir do dia 23 de setembro. Uma das frentes é a favor do comércio de armas (Frente Parlamentar pelo Direito à Legitima Defesa), enquanto a outra defende que o comércio de armas acabe (Por Um Brasil Sem Armas).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS