Juiz de Porto Velho participa de encontro nacional sobre visão de futuro na execução da pena
*Uma série de assuntos ligados à realidade do sistema carcerário brasileiro, principalmente no que diz respeito aos sérios problemas enfrentados pelos cidadãos com relação à segurança pública e a ressocialização de presos, foi debatida na última semana durante o VII Encontro Nacional de Execução Penal e VIII Encontro Estadual de Magistrados de Execução Penal, ocorrido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
*Os encontros reuniram nos dias 10, 11 e 12 de agosto, magistrados, promotores e pessoas diretamente envolvidas com o funcionamento do sistema carcerário. O juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Porto Velho, Rondônia, Sérgio William Teixeira, esteve participando do evento.
*De acordo com o juiz, o tema principal foi ?Execução Penal: Uma Visão de Futuro?, durante o encontro foram debatidas perspectivas e ações positivas em matéria de ressocialização e melhor execução da pena. ?O investimento nas Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e conselhos comunitários, são boas alternativas para preparar o preso para ser reinserido na sociedade com dignidade?, afirma Sérgio William.
*O encontro foi promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul, a Escola Superior da Magistratura e o Instituto Brasileiro de Execução Penal. Para que os participantes do encontro tivessem uma visão mais ampla a respeito da ?Execução Penal na ótica do Executado?, os painéis reuniram apenados em regimes aberto, fechado, semi-aberto, livramento condicional e prestadores de serviços.
*Além dos painéis, várias oficinas foram realizadas com os mais diversos temas: trabalho prisional, aspectos jurídicos controvertidos na execução penal, penas alternativas e outros.