Semed forma primeiras turmas do programa Brasil Alfabetizado

Semed forma primeiras turmas do programa Brasil Alfabetizado

Semed forma primeiras turmas do programa Brasil Alfabetizado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Acontece nesta quinta-feira, 27, a formatura dos primeiros jovens e adultos de Porto Velho que aprenderam a ler e escrever através do programa Brasil Alfabetizado. Das 34 turmas que iniciaram as aulas em dezembro passado, 30 concluíram o curso, cuja duração é de seis a oito meses. *O programa tem o objetivo de capacitar alfabetizadores e alfabetizar pessoas com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever. As ações são voltadas para populações indígenas, do campo (agricultores familiares, assalariados, assentados, ribeirinhos, caiçaras, extrativistas e remanescentes de quilombos), pescadores artesanais e trabalhadores da pesca, pais de beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), pessoas com necessidades educacionais especiais; população carcerária e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas. *Um total de 536 alunos foram atendidos entre as áreas urbana e rural de Porto Velho, graças à parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal que, através da Secretaria Municipal de Educação – Semed e da Divisão de Educação de Jovens e Adultos – Dieja, realizou o cadastramento das turmas e ofereceu a capacitação inicial aos alfabetizadores. “As pessoas que conhecem um grupo de vizinhos no seu bairro, na sua comunidade, que não foram alfabetizados, e que tenham interesse e disponibilidade de tempo para dar aula, procuram a Semed e fazem o cadastramento de seus alunos”, explica a chefe da Dieja, Zenith da Graça Claro Campos. *Segundo Zenith, os próprios alfabetizadores formam as turmas e escolhem o local das aulas. Geralmente são escolas com espaço físico disponível, igrejas, sedes de associações de moradores e até mesmo nas casas dos voluntários. *Para ser um alfabetizador do projeto, além de contar com uma turma de alunos, é preciso ter o Ensino Médio completo e, se possível, o curso de Magistério. Antes de começar a lecionar, os educadores passam por um curso de capacitação de 40 horas e ao longo do curso recebem uma bolsa-auxílio no valor mensal de R$ 120 e mais R$ 7 por aluno. *O programa Brasil Alfabetizado oferece apenas a alfabetização, mas a intenção é que após concluírem o curso os alunos continuem estudando. Para atender a esse público há programas como o Fazendo Escola, também do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, que oferece o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série). *Novas turmas – Outras 44 turmas se cadastraram para participar do programa. As aulas devem iniciar em 14 de agosto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS