*O presidente da Câmara de Candeias do Jamari, Dejalma da Silva encaminhou oficio para a Secretária de Meio Ambiente – Sedam para que o órgão realize uma fiscalização apurada sobre denuncias de que o curtume da Exportadora Bom Retiro está contaminado o leito do rio Candeias afluente que banha o município com o mesmo nome.
*Segundo a denúncia, o curtume inaugurado em setembro do ano passado, e construído às margens da BR-364, próximo à ponte do rio Candeias está causando problemas ao meio-ambiente. Quando iniciava a construção, houve a promessa do pessoal da fábrica que haveria tratamento dos rejeitos, de forma a não produzir mau cheiro, nem degradação ao meio ambiente do setor.
*Quem passa pelo local onde são despejados os resíduos, depara-se com um mau cheiro terrível, e com muitos dejetos que são despejados no rio. O vereador teme um avanço da poluição. Para ele seria catastrófico já que a região tem um potencial turístico invejável.
*A editora do site Brasil Informa, de Brasília, Maria Luzia Paiva, que passeava pelo rio Candeias com o presidente da Câmara Municipal, Dejalma da Silva, flagrou o crime ambiental. Segundo ela, o cheiro é insuportável. “O curtume está poluindo o rio Candeias”, denuncia.
****Veja também: *
Furnas impede passagem de pescadores na localidade de Jirau