*Vários prefeitos estiveram reunidos na manhã de hoje (29.06), no Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) para a realização de assinatura dos convênios do Fundo para Infra-Estrutura de Transporte e Habitação (Fitha), destinado a financiar o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de obras e serviços de transporte e de habitação executados em Rondônia.
*De acordo com o diretor geral do DER, engenheiro Jacques da Silva Albagli, o valor dos recursos destinados ao Fitha deste ano corresponde a cerca de 8,7 milhões de reais. "Hoje foram liberados mais de seis milhões de reais. Estamos alcançando nosso objetivo em apoiar projetos das prefeituras, onde a recuperação de rodovias e vias de acessos federais ou municipais é prioridade", comentou Jacques Albagli, lembrando que Rondônia possui em torno de 30 mil quilômetros de estradas.
*A presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (AROM), prefeita Sueli Aragão, mostrou-se satisfeita com a liberação dos recursos do Fitha. Para ela, a recuperação de estradas vicinais é de suma importância devido ao escoamento da produção agrícola do Estado. "Nosso setor agrícola depende de estradas em bom estado de conservação. Com a assinatura destes convênios, as prefeituras vão buscar recuperar as vicinais num menor espaço de tempo", disse a prefeita Sueli Aragão.
*Os recursos para o Fundo serão provenientes de convênios firmados pela Secretaria de Finanças, ICMS de empresas da construção civil e pesada e de estabelecimentos frigoríficos. No caso de planos habitacionais, o Fitha vai financiar os projetos e a sua execução, de acordo com a disponibilidade e regras previamente estabelecida.