Presidência da República convida Embrapa para elaborar plano de manejo sustentável - Foto

Presidência da República convida Embrapa para elaborar plano de manejo sustentável - Foto

Presidência da República convida Embrapa para elaborar plano de manejo sustentável - Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Para ver o mapa ampliado clique AQUI * *Foto/Legenda: *Embrapa e Ibama juntas para implantar ações de manejo de bubalinos na Reserva Extrativista Verde para Sempre no Pará. * *Na semana, de 19 a 25, os pesquisadores da Embrapa e do Ibama estarão em Porto de Moz/PA, especialmente na Reserva Extrativista Verde para Sempre, realizando visita técnica para elaboração de um projeto de desenvolvimento de estudos que indiquem soluções sustentáveis para criação de bubalinos em áreas de várzea amazônica pelas populações tradicionais. *A área da reserva, na sua maior parte, não é constituída por florestas, mas sim por campos naturais de vázea, onde as populações ribeirinhas criam os seus búfalos. A região é ideal para a criação desses animais, uma vez que são ruminantes e ali podem extrair as proteínas necessárias no capim nativo. Porém, de acordo com a legislação, não se pode criar búfalos em áreas de reservas extrativistas. *O pesquisador da Embrapa Rondônia, João Paulo Guimarães Soares, da área de nutrição de ruminantes é um dos convocados pela diretoria da empresa, que estará elaborando um plano de manejo sustentável nutricional com redução da carga animal sobre as áreas visando diminuir o impacto dos bubalinos na reserva. João Paulo explica que, após esta visita, os técnicos farão uma oficina para montar o plano de trabalho onde contemplará estudos, prazos e recursos necessários na realização de atividades conjuntas. *Estas ações serão realizadas conforme pedido da prefeitura de Porto de Moz junto a Presidência da República que solicitou a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um projeto de desenvolvimento sustentável da Resex Verde para Sempre. *A Resex está localizada no estuário amazônico, entre os rios Xingu e baixo Amazonas, abrangendo uma área de aproximadamente 1 milhão e 300 mil hectares. A região possui aproximadamente 80 pequenos núcleos populacionais com cerca de 6.000 habitantes. As principais atividades desenvolvidas na área são a extração de madeira, pesca artesanal, criação de búfalos em área de várzea, agricultura de subsistência entre outras atividades extrativistas, porém em pequena escala. O rebanho de bubalinos no interior da Resex pertence a populações tradicionais, porém não existe informação sobre o tamanho e o modo de criação desses animais. Desta forma, é fundamental o desenvolvimento de estudos que indiquem soluções sustentáveis para criação de bubalinos em áreas de várzea amazônica pelas populações tradicionais da Resex Verde para Sempre, envolvendo boas práticas de criação, capacidade de suporte do ambiente e a integração lavoura-pecuária-floresta, conclui o pesquisador da Embrapa Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS