Sesau quer capacitar profissionais e implantar atendimento moderno nas unidades hospitalares do Estado

Sesau quer capacitar profissionais e implantar atendimento moderno nas unidades hospitalares do Estado

Sesau quer capacitar profissionais e implantar atendimento moderno nas unidades hospitalares do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Capacitar técnicos para melhorar e modernizar a saúde pública no Estado é uma das metas da administração Ivo Cassol. Aproximadamente 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros e servidores das unidades hospitalares do Estado participaram do curso de capacitação em regulação. O treinamento aconteceu no auditório da Policlínica Osvaldo Cruz nos dia 27 e 28 de abril em Porto Velho.

A oficina que foi ministrada por representantes do Ministério da Saúde tem como finalidade implantar uma central de regulação de acesso a assistência de média e alta complexidade, ou seja, acompanhar as consultas e procedimentos ambulatoriais, pré-hospitalar de urgência, internações eletivas, entre outros.

A central de regulação funciona como um instrumento facilitador do atendimento na rede pública de saúde. Uma equipe formada por atendentes e profissionais da saúde recebe o paciente e o encaminha para o setor correto, sem a necessidade dele ter que enfrentar filas ou se preocupar com o número de vagas. Se um paciente chega ao posto de saúde e precisa de uma consulta com um cardiologista ele terá acesso a um serviço rápido de triagem. Se houver a necessidade de exames ou internação, o caso será comunicado pelas atendentes para a central de regulação que vai determinar os procedimentos necessários como reserva de leito, agendamento de exames e consultas.

Rapidez e qualidade - Para que esta central funcione é preciso uma parceria do Estado e município. Ambos terão que trabalhar numa rede informatizada que vai representar rapidez e qualidade. ?Já estamos trabalhando para o planejamento da central de regulação que será formada por uma equipe de oito médicos em diversas especialidades. O grupo irá trabalhar dentro da estratégia de implantação, definindo quais as aéreas a serem reguladas. Com isso vamos elaborar um plano diretor de controle e criar o regime de operação da central?, destaca o secretário de saúde de Rondônia Milton Moreira.

A central da regulação direciona o paciente para o melhor local de atendimento, racionaliza os recursos que oferece em saúde e com isso organiza o fluxo do hospital facilitando a assistência. ?Temos exemplos bem sucedidos em Belo Horizonte e São Paulo. A central de regulação representa a garantia de vaga e não mais uma busca incessante e onerosa para o paciente que precisa de cuidados médicos?, afirma Antonio Carlos Onofre Lira, coordenador de regulação e avaliação do Ministério da Saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS