Por causa do Pronera MST ameaça ocupar INCRA em Rondônia

Por causa do Pronera MST ameaça ocupar INCRA em Rondônia

Por causa do Pronera MST ameaça ocupar INCRA em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A trégua de mais de três anos começa a ser rompida pelo MST em Rondônia. Os Sem Terra se dizem insatisfeitos com a morosidade do INCRA em resolver o problema dos Assentamentos e acampamentos, além do inúmero desconforto causado pelo INCRA em deixar por 05 meses educadores de assentamentos e acampamentos sem receber. *Para Jonas Miranda, do Setor de Educação do MST “Nossos educadores estão cansados de tanta enrolação por parte do INCRA”. Para entender o problema é importante reportarmos para as matérias de dezembro do ano passado que denunciavam uma licitação fraudulenta na Fundação Riomar, gestora do Projeto de PRONERA – 1º Segmento, que mantém convênio com o INCRA para atender a educação de Jovens e Adultos em Assentamentos de Reforma Agrária. *As denúncias partiram do interior do próprio projeto, quando um Colegiado formado por coordenadores dos Movimentos e Estudantes da UNIR, tiveram acesso aos processos e aos documentos da licitação fraudulenta. Denunciaram as irregularidades no INCRA, na UNIR e no Ministério Público, sendo que este orientou ao INCRA, que sanasse o projeto e garantisse sua continuidade face a sua relevância social. *Para Matilde Pinto, da Direção Nacional do MST em Rondônia “Há uma inversão das coisas nessa situação do PRONERA. Ao que parece o INCRA fica contra os denunciantes e não a favor deles”, diz a dirigente que completa “Não sei quais os reais motivos que fazem a asseguradora do PRONERA em Rondônia, que é uma Servidora do INCRA, em querer acabar com o Projeto”. *A morosidade a que se refere Matilde, trata-se de que todos os itens da Auditoria, como a própria devolução do recurso público, supostamente desviado, foi devolvido aos cofres públicos. A única pendência das exigências da Auditoria Geral do INCRA é quanto o quantitativo de alunos que estão freqüentando as aulas, que ainda não foi concluída pela própria morosidade do INCRA. *“Como querem negam o direito à educação, a jovens e adultos que tiveram a vida toda tendo esse direito negado?” afirma um educador do MST que não quis se identificar. Os Educadores e educandos do MST prometem se mobilizar para garantir que o projeto continue. O Educador Leôncio afirma que “Ocuparemos, se for necessário, até o INCRA em Porto Velho para garantir a Educação do nosso povo”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS