Gualberto recebe mérito nacional da Odontologia

Gualberto recebe mérito nacional da Odontologia

Gualberto recebe mérito nacional da Odontologia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O odontólogo, Silvio Nascimento Gualberto, que já foi vereador por 4 mandatos, presidente da Câmara Municipal, secretário de Saúde de Porto Velho por 3 vezes, secretário adjunto de Estado da Saúde e um dos fundadores do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRC-RO), foi um dos seis profissionais selecionados em nível nacional, para receber medalha de honra ao Mérito Odontológico.

A medalha é em reconhecimento aos seus relevantes serviços no campo da saúde bucal no Brasil e é entregue pelo Conselho Federal de Odontologia.

Gualberto, que é odontólogo desde 1972, lembra as dificuldades que a categoria enfrentou no final da década de 70 e início da década de 80 para criar o conselho em Rondônia. ?Antes éramos regidos por uma delegacia subordinada ao CRO do Amazonas. Cheguei a usar minha casa e meu consultório como sede do conselho. Os dentistas que vinham de várias cidades do Brasil ficavam em minha casa. Eu encaminhava a documentação dos colegas para Manaus para poder garantir o registro e que eles pudessem exercer a função?, lembra Gualberto.

Silvio também fez parte da primeira diretoria como tesoureiro. Na época o presidente era Luiz Augusto Santos Veiga, secretário geral, José de Freitas Atalah. ?Depois da criação do conselho, as coisas mudaram e hoje o CRO-RO é uma das entidades mais conceituadas da região norte e tem à frente Sandra Menezes que desempenha um importante trabalho?.

Gualberto acredita que sua luta pela criação do conselho e o apoio que tem dado aos profissionais ao longo de sua vida pública, tenha sido motivos para o CFO escolher seu nome para o mérito.

A entrega da medalha foi no dia 15 de Abril, às 20 horas, no plenário do Hotel Softel, em Copacana Rio de Janeiro. Gualberto é o único da região norte a receber a comenda. ?Conheço esse tradicional evento e fiquei muito feliz, pois como portovelhense filho de ferroviário, um reconhecimento como esse vem elevar o nome de Rondônia em âmbito nacional e também o setor odontológico do Estado?, disse o odontólogo que já recebeu medalhas de Mérito Legislativo de Rondônia, Forte Príncipe da Beira e do Exército Brasileiro, engrandecendo o currículo do profissional que tem 37 anos de profissão.

A Medalha ao Mérito Odontológico Nacional, de acordo com a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, cirurgiã-dentista Sandra Menezes, foi criada em 15 de Julho de 1995, em Resolução do CFO. Neste dia também será comemorada a data de criação dos Conselhos regionais de Odontologia. A honraria é concedida a pessoas indicadas em três categorias: contribuição profissional, nos campos da ciência, seja na pesquisa, no ensino ou nos serviços, contribuição honorífica, no plano do desempenho social e política e contribuição benemérita, na área de doação material e/ou obras odontológicas, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes, sendo que, nesta categoria, os homenageados poderão ser profissionais da Odontologia ou não.

Os candidatos são indicados pelos Conselhos Regionais ou entidades da classe e instituições de ensino, serviços e pesquisa.

Receberam ainda a comenda, os cirurgiões-dentistas de outros estados: João Baptista Gonçalves, Orlando Limongi, Raphael Baldacci Filho, Roberto Paulo Correia de Araújo, Roberto Schirmer Wilhelm.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS