Gualberto recebe mérito nacional da Odontologia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A medalha é em reconhecimento aos seus relevantes serviços no campo da saúde bucal no Brasil e é entregue pelo Conselho Federal de Odontologia.
Gualberto, que é odontólogo desde 1972, lembra as dificuldades que a categoria enfrentou no final da década de 70 e início da década de 80 para criar o conselho em Rondônia. ?Antes éramos regidos por uma delegacia subordinada ao CRO do Amazonas. Cheguei a usar minha casa e meu consultório como sede do conselho. Os dentistas que vinham de várias cidades do Brasil ficavam em minha casa. Eu encaminhava a documentação dos colegas para Manaus para poder garantir o registro e que eles pudessem exercer a função?, lembra Gualberto.
Silvio também fez parte da primeira diretoria como tesoureiro. Na época o presidente era Luiz Augusto Santos Veiga, secretário geral, José de Freitas Atalah. ?Depois da criação do conselho, as coisas mudaram e hoje o CRO-RO é uma das entidades mais conceituadas da região norte e tem à frente Sandra Menezes que desempenha um importante trabalho?.
Gualberto acredita que sua luta pela criação do conselho e o apoio que tem dado aos profissionais ao longo de sua vida pública, tenha sido motivos para o CFO escolher seu nome para o mérito.
A entrega da medalha foi no dia 15 de Abril, às 20 horas, no plenário do Hotel Softel, em Copacana Rio de Janeiro. Gualberto é o único da região norte a receber a comenda. ?Conheço esse tradicional evento e fiquei muito feliz, pois como portovelhense filho de ferroviário, um reconhecimento como esse vem elevar o nome de Rondônia em âmbito nacional e também o setor odontológico do Estado?, disse o odontólogo que já recebeu medalhas de Mérito Legislativo de Rondônia, Forte Príncipe da Beira e do Exército Brasileiro, engrandecendo o currículo do profissional que tem 37 anos de profissão.
A Medalha ao Mérito Odontológico Nacional, de acordo com a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, cirurgiã-dentista Sandra Menezes, foi criada em 15 de Julho de 1995, em Resolução do CFO. Neste dia também será comemorada a data de criação dos Conselhos regionais de Odontologia. A honraria é concedida a pessoas indicadas em três categorias: contribuição profissional, nos campos da ciência, seja na pesquisa, no ensino ou nos serviços, contribuição honorífica, no plano do desempenho social e política e contribuição benemérita, na área de doação material e/ou obras odontológicas, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes, sendo que, nesta categoria, os homenageados poderão ser profissionais da Odontologia ou não.
Os candidatos são indicados pelos Conselhos Regionais ou entidades da classe e instituições de ensino, serviços e pesquisa.
Receberam ainda a comenda, os cirurgiões-dentistas de outros estados: João Baptista Gonçalves, Orlando Limongi, Raphael Baldacci Filho, Roberto Paulo Correia de Araújo, Roberto Schirmer Wilhelm.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!