Atividades de combate à tuberculose e hanseníase nas unidades de saúde de Porto Velho
*O governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando, essa semana, atividades de combate à tuberculose e a hanseníase em unidades de saúde de Porto Velho. O objetivo é conscientizar e esclarecer a população sobre os sintomas e tratamento da enfermidade. Os atendimentos diferenciados são uma ação do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira (24).
*“A conscientização é um dos objetivos, a administração Ivo Cassol busca também com a ação agilizar a descoberta de casos de tuberculose e hanseníase no Estado, já que o controle das doenças baseia-se principalmente no diagnóstico precoce e no tratamento correto” afirmou Milton Moreira, secretario da Sesau.
*As unidades de saude que estão atendendo são: Policlínica Oswaldo Cruz (POC) e o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Santa Marcelina, Policlínica Rafael Vaz e Silva, Centro de Saúde Alfredo Silva e no Posto de Saúde José Adelino. A secretaria municipal de saúde também participa das ações.
*A Policlínica Oswaldo Cruz e o Cemetron, unidades de referencia estadual em tratamento, estão atendendo durante todo a semana com equipes especializadas e com serviços voltados ao diagnóstico, à conscientização e esclarecimentos referentes às enfermidades.